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Suzano anuncia joint venture de US$ 3,4 bilhões com Kimberly-Clark
Publicado 05/06/2025 • 08:35 | Atualizado há 2 semanas
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Publicado 05/06/2025 • 08:35 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
A companhia de celulose brasileira Suzano anunciou, em fato relevante na manhã desta quinta-feira (5), a aquisição de 51% do capital social de uma nova empresa criada pela Kimberly-Clark avaliada em US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 19,2 bilhões), por meio da Suzano International Holding, sua subsidiária na Holanda.
De acordo com comunicado, o valor da joint venture é de US$ 1,734 bilhão a ser pago em dinheiro, à vista, no fechamento da operação, sujeito a determinados ajustes. A expectativa é de que o fechamento do negócio ocorra em meados de 2026.
O acordo está condicionado à aprovações regulatórias e conclusão da reorganização societária da Kimberly-Clark, dona da marca Kleenex.
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A sociedade reunirá os ativos referentes aos negócios de fabricação, marketing, distribuição e venda de produtos tissue, tais como papel higiênico, toalhas de papel, guardanapos, lenços de papel, bem como outros produtos de papel (incluindo as linhas family care e professional business) na América do Sul, América Central, Irlanda, Reino Unido, Europa, África, Oriente Médio e Ásia – incluindo Sudeste Asiático e Oceania.
A Kimberly deterá os outros 49% de participação e manterá seus ativos das linhas de “family care” e “professional business” na América do Norte, bem como certas joint ventures mantidas fora do escopo da operação.
Ao todo, os principais ativos contemplados no negócio referem-se à 22 fábricas de produção de tissue, localizadas em 14 países, que totalizam uma capacidade anual de produção de aproximadamente 1 milhão de toneladas, com atividade anual de comercialização em mais de 70 países.
A operação também contempla uma opção de compra em favor da Suzano para adquirir a partipação de 49% da sociedade, exercível a partir do terceiro aniversário da data de fechamento, sujeita ao cumprimento de determinadas condições.
“A operação está alinhada à estratégia de longo prazo da Suzano de crescimento com criação de valor e disciplina financeira, em negócios que tenham escalabilidade e nos quais a Suzano possa alavancar sua competitividade”, disse a Suzano em comunicado.
“Ambas as empresas compartilham culturas organizacionais fortes enraizadas na inovação e na sustentabilidade, juntamente com uma visão alinhada de acelerar a utilização da fibra curta de eucalipto em produtos de papel, em linha com a tendência global de mercado fiber-to-fiber“. acrescentou a companhia.
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