CNBC

CNBCAmazon perde US$ 450 bilhões em valor de mercado durante sequência histórica de quedas; entenda o porquê

Tecnologia & Inovação

Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia

Publicado 19/02/2026 • 10:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Sam Altman e Dario Amodei não deram as mãos durante um evento de inteligência artificial na Índia, enquanto estavam no palco com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e outras figuras importantes do setor de tecnologia.
  • Eles seguraram as mãos das pessoas do outro lado, mas não umas das outras.
  • Suas empresas estão travando uma batalha intensa, enquanto trabalham para tornar seus modelos de IA o padrão para os consumidores.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

Ludovic Marin / AFP

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

Sam Altman, da OpenAI, e Dario Amodei, da Anthropic, viveram um momento desconfortável na quinta-feira ao optarem por não dar as mãos durante uma foto em grupo com líderes políticos e de tecnologia.

Eles estavam no palco do India AI Impact Summit, ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, do CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, entre outros. Ambos haviam sido palestrantes principais do evento.

Modi levantou as mãos de Altman e Pichai diante de uma plateia que aplaudia, com outros participantes repetindo o gesto. No entanto, Altman e Amodei, que estavam lado a lado, levantaram os punhos em vez de dar as mãos um ao outro.

Rivalidade crescente entre OpenAI e Anthropic

O episódio acontece em meio ao aumento da competição entre a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Anthropic, responsável pelo Claude. As duas disputam para que seus modelos se tornem a principal escolha de consumidores em todo o mundo.

As empresas também trocaram críticas recentemente sobre o possível uso de anúncios em modelos de inteligência artificial.

Repercussão nas redes sociais

A imagem de Altman e Amodei evitando dar as mãos rapidamente viralizou nas redes sociais.

Siddharth Bhatia, cofundador da startup de IA Puch AI, escreveu no X:
“Quando teremos AGI? No dia em que Dario e Sam derem as mãos.”

Já Justine Moore, investidora da Andreessen Horowitz, compartilhou a imagem com a frase:
“Quando você é obrigado a fazer um trabalho em grupo com seu rival.”

Campanhas e indiretas públicas

No mês passado, a Anthropic lançou comerciais durante o Super Bowl que ironizavam o plano da OpenAI de testar anúncios para usuários gratuitos e assinantes do ChatGPT Go nos Estados Unidos.

Altman classificou os anúncios como “claramente desonestos” e afirmou:
“Imagino que seja típico da retórica ambígua da Anthropic usar um anúncio enganoso para criticar anúncios teóricos que nem existem, mas um comercial no Super Bowl não era onde eu esperaria isso.”

Respostas e posicionamento

Posteriormente, Paul Smith, diretor de clientes da Anthropic, disse à CNBC que a empresa está focada em expandir seus negócios, em vez de criar “manchetes chamativas”, em uma crítica indireta à OpenAI.

Falando após a foto no evento, Altman afirmou à CNBC:
“Ainda temos trabalho a fazer para descobrir qual formato de anúncios vai funcionar melhor.”

Origem da Anthropic e proposta de segurança

A Anthropic foi fundada em 2021 por ex-funcionários e pesquisadores da OpenAI, incluindo Amodei, que deixou a empresa após divergências sobre sua direção. A companhia se posiciona como uma alternativa com foco em segurança.

Desde então, OpenAI e Anthropic levantaram bilhões de dólares enquanto competem por usuários, clientes corporativos e participação de mercado.

Os riscos da inteligência artificial

Durante sua fala no evento, Amodei destacou os “riscos sérios” associados à IA, incluindo o comportamento autônomo dos sistemas, seu possível uso indevido por indivíduos e governos, e o potencial de impacto econômico.

Já Altman defendeu que a segurança em IA deve incluir a “resiliência social” e afirmou:
“Acreditamos que nenhum laboratório de IA pode, sozinho, construir um bom futuro.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;