CNBC

CNBCGoogle libera Gemini no Chrome para todos os usuários em aposta para fortalecer busca por IA

Tecnologia & Inovação

Google libera Gemini no Chrome para todos os usuários em aposta para fortalecer busca por IA

Publicado 18/09/2025 • 19:52 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O Google anunciou que o Gemini AI para Chrome estará disponível para todos os usuários nos Estados Unidos.
  • O novo Gemini para Chrome traz recursos que funcionam como um assistente de navegação.
  • O navegador virou peça-chave na disputa pela supremacia da inteligência artificial.

Foto por MICHAEL M. SANTIAGO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A interface da inteligência artificial Gemini, do Google, acionada na tela de um smartphone, durante evento em Nova York.

O Google está colocando ainda mais inteligência artificial no navegador Chrome, numa tentativa de segurar a concorrência crescente de startups de IA como a OpenAI e a Perplexity.

Em post no blog publicado na quinta-feira (18), o Google informou que está liberando o Gemini no Chrome para usuários de computadores Mac e Windows nos Estados Unidos, além de dispositivos móveis. Agora, as pessoas poderão pedir ajuda ao Gemini para entender o conteúdo de uma página, trabalhar entre várias abas ou realizar mais tarefas em uma única aba, como marcar uma reunião ou buscar um vídeo no YouTube.

Leia mais:
Juiz decide que Google não precisa vender Chrome, mas terá que compartilhar dados com concorrentes
OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome
Gemini 2.5 tem atualização para melhorar desempenho, segurança e capacidades para IA

“Estamos evoluindo o navegador para te ajudar a aproveitar ao máximo a web – de formas que nem imaginávamos há alguns anos”, afirmou Rick Osterloh, vice-presidente sênior do Google responsável por plataformas e dispositivos. “E estamos fazendo isso sem abrir mão da velocidade, simplicidade e segurança do Chrome, que tanta gente adora.”

O papel estratégico dos navegadores na corrida pela inteligência artificial

Os navegadores de internet estão no centro da briga pela liderança da IA para o consumidor, já que funcionam como porta de entrada para informação e conteúdo online.

Google e Apple controlam a maior parte dos pontos de acesso à internet há anos, o que levou o Departamento de Justiça dos EUA a tentar obrigar o Google a se desfazer do Chrome no processo antitruste.

No entanto, o juiz do caso decidiu recentemente que o Google pode continuar com o Chrome, principalmente porque a IA generativa mudou radicalmente o cenário de competição.

Navegadores com IA ganham espaço

Concorrentes em IA estão lançando navegadores para tentar dominar ainda mais a experiência do usuário. Em janeiro, a OpenAI anunciou o Operator, um agente que usa o navegador para executar tarefas, como fazer compras pelo app Instacart. A empresa também estaria trabalhando no próprio navegador, construído sobre o código aberto do Chromium.

No mês passado, a Anthropic lançou um agente de IA que funciona direto no navegador, usando os modelos Claude. Já a Perplexity lançou, em julho, o Comet, navegador para tarefas com IA, disponível para assinantes pagantes.

Integração avançada do Gemini com serviços do Google

O novo Gemini no Chrome se integra ainda mais com apps do Google, como Agenda, YouTube e Maps, permitindo acessar esses serviços sem precisar mudar de página.

Nas próximas semanas, a novidade também será liberada para usuários do Google Workspace, a solução de produtividade para empresas, onde haverá “proteções de dados em nível corporativo”, segundo Mike Torres, vice-presidente de produto do Google, em post no blog.

O Google também anunciou novas funções autônomas para o Gemini no Chrome.

Agora será possível pedir ao Gemini para realizar tarefas específicas, como agendar um corte de cabelo ou fazer a lista de compras da semana. Esses recursos, chamados de “agentes”, faziam parte de um projeto interno chamado Project Mariner, bastante popular entre os funcionários.

Antes do anúncio de quinta-feira (18), o Google exigia que os usuários tivessem assinaturas específicas para acessar o Gemini no Chrome. Agora, a ferramenta está disponível para muito mais gente e com mais funcionalidades.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação