Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
iFood lança ferramenta de IA que permite fazer pedidos pelo WhatsApp
Publicado 10/10/2025 • 21:35 | Atualizado há 1 mês
Restrições do Congresso dos EUA ao cânhamo ameaçam indústria de US$ 28 bilhões e levam empresas à ofensiva
Execuções hipotecárias nos EUA sobem 20% em outubro e acendem alerta de maior crise no mercado imobiliário
Prêmio da Mega Millions se aproxima de R$ 5 bilhões nos EUA
Apple reduz pela metade a taxa da App Store para “mini apps” integrados ao seu ecossistema
Servidores federais começarão a receber pagamento retroativo após shutdown
Publicado 10/10/2025 • 21:35 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
O iFood lançou a assistente de inteligência artificial (IA) generativa Ailo, que permite ao consumidor fazer pedidos por meio de conversas no WhatsApp, com uma agilidade 33% maior do que pelo aplicativo tradicional.
A ferramenta está em fase de testes, e a expectativa da empresa é que ela melhore a experiência do consumidor, oferecendo opções de acessibilidade — já que as compras podem ser feitas por voz ou texto, dentro do aplicativo de mensagens.
Segundo Isabella Piratininga, diretora de Tecnologia e Inovação do iFood, o sistema entende contextos e preferências dos consumidores, sugerindo opções personalizadas.
Ela explica que o projeto faz parte da estratégia da empresa de ampliar a interação com o cliente fora do aplicativo original, acompanhando o usuário em diferentes canais de comunicação.
Leia mais:
iFood amplia entregas por drones em Sergipe com autorização inédita da Anac
iFood Pago quer alcançar a marca de R$ 2,4 bilhões em crédito para restaurantes em SP
Desde o início dos testes, em junho de 2025, mais de 70 mil pessoas já interagiram com o assistente, gerando 100 mil conversas e um aumento de 48% nas conversões de busca.
“Isso prova que estamos sendo muito assertivos naquilo que o consumidor está procurando”, afirmou Piratininga.
A base tecnológica do Ailo integra modelos de IA da Anthropic, OpenAI e AWS, combinados ao Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus.
O LCM é treinado com bilhões de interações de consumo e permite entender intenções e hábitos dos usuários, oferecendo recomendações mais precisas e personalizadas.
O iFood pretende expandir os testes ao longo dos próximos 12 meses, consolidando o Ailo como parte central da sua estratégia de conveniência e personalização.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas; veja
3
Grupo Jorge Batista sofre ataque cibernético com prejuízo superior a R$ 400 milhões
4
Avanço no Congresso para encerrar shutdown é “grande vitória”, diz Trump
5
Câmara debate suspeita de cartel e possível fusão entre GOL e Azul