Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Itaú lança agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa
Publicado 10/06/2025 • 21:20 | Atualizado há 7 meses
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 10/06/2025 • 21:20 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Reprodução/Instagram/Itaú
O Itaú anunciou o lançamento de uma ferramenta baseada em inteligência artificial generativa para orientar clientes na tomada de decisões sobre investimentos. Batizada de “Inteligência de Investimentos Itaú”, a solução é o primeiro agente do tipo no mercado brasileiro e estará disponível inicialmente para 10 mil usuários, com expansão prevista ao longo de 2025 e 2026.
A proposta, segundo o banco, é ampliar o acesso a uma assessoria financeira de qualidade, personalizada, segura e sem custo adicional, por meio de uma interface conversacional integrada ao aplicativo. A ferramenta poderá responder dúvidas e oferecer recomendações a qualquer hora, todos os dias da semana.
Leia também:
Itaú Unibanco tem lucro líquido gerencial de R$ 11,128 bi no 1º tri, alta de 13,9% em um ano
O agente de investimentos utiliza algoritmos próprios, insights de especialistas e dados internos e externos para fazer sugestões alinhadas ao perfil de cada investidor. Com isso, busca oferecer uma experiência personalizada, traduzindo conteúdos técnicos em orientações simples, acessíveis e úteis ao cliente.
“Estamos dando mais um passo ao disponibilizar uma IA generativa conversacional e transacional para os clientes, ancorada no arcabouço técnico desenvolvido nos últimos anos. Isso abre caminho para escalarmos a assessoria de investimentos com disponibilidade 24 horas”, disse Renato Cunha, diretor de Produtos e Soluções para Investidores do banco, em comunicado enviado à imprensa.
A nova ferramenta é voltada, em um primeiro momento, para clientes que utilizam majoritariamente os canais digitais, têm um perfil de investidor definido e já possuem carteira de investimentos, geralmente com baixa diversificação. Apesar da ênfase no autoatendimento, os usuários continuarão com a opção de falar com um especialista humano, caso desejem.
Além de fornecer recomendações personalizadas, o agente é capaz de realizar transações, como aplicações em CDB-DI, e responder dúvidas sobre os mais de 5 mil produtos disponíveis na plataforma. A IA generativa atua como uma camada de tradução entre as recomendações técnicas e a linguagem cotidiana do cliente, adaptando a comunicação ao momento e perfil do investidor.
“A modernização nos permite inovar com mais agilidade, sempre com foco no bem-estar financeiro dos clientes”, disse Carlos Eduardo Mazzei, diretor de Tecnologia do Itaú.
O desenvolvimento do agente de investimentos seguiu princípios de inteligência artificial responsável, segundo o banco. A tecnologia passou por testes com mais de 2 mil colaboradores e avaliações de equipes multidisciplinares para mapear riscos e corrigir possíveis falhas.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Correios detalham reestruturação com corte de custos, venda de ativos e novo modelo de negócios
4
R$ 41 bilhões parados: clientes do Banco Master só devem receber do FGC em 2026
5
Exército brasileiro vai investir em sistema de defesa antiaérea para interceptar drones e mísseis