CNBC

CNBC Trump vai estender prazo para o TikTok pela terceira vez, adiando decisão por mais 90 dias

Tecnologia & Inovação

Meta planeja lançar óculos inteligentes com Oakley e Prada, ampliando parceria com a Luxottica

Publicado 17/06/2025 • 18:22 | Atualizado há 5 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A adição de Prada e Oakley destaca o sucesso da Meta com seus óculos Ray-Ban de segunda geração, lançados em parceria com a Luxottica em 2023.
  • Na segunda-feira (16), a Meta provocou o lançamento da Oakley nas redes sociais, inaugurando uma conta no Instagram para "Oakley | Meta" com uma descrição de perfil que diz: "A próxima evolução está chegando em 20 de junho."
Meta planeja lançar óculos inteligentes com Oakley e Prada, ampliando parceria com a Luxottica

Foto: Divulgação

A Meta e a EssilorLuxottica planejam lançar versões de seus óculos inteligentes com inteligência artificial sob as marcas Oakley e Prada, conforme apurado pela CNBC.

A versão Oakley dos óculos pode custar em torno de US$ 360, pois são mais resistentes às intempéries do que seus equivalentes Ray-Ban. A Meta também está projetando óculos com a Prada, que em dezembro renovou um acordo de licenciamento de óculos com a Luxottica por 10 anos.

Expansão e parcerias estratégicas

A Meta e a EssilorLuxottica planejam lançar versões de seus óculos inteligentes com inteligência artificial sob as marcas Oakley e Prada, conforme apurado pela CNBC.

A adição de Prada e Oakley destaca o sucesso da Meta com seus óculos Ray-Ban de segunda geração, lançados em parceria com a Luxottica em 2023. A expansão com a Oakley será feita em parceria com a Luxottica, enquanto a inclusão da Prada representa o primeiro passo da Meta para levar seu hardware vestível a mais empresas de moda.

Leia mais:

Meta traz anúncios para o WhatsApp

Prada adquire 10% da Rino Mastrotto e amplia presença no setor de couro

Na segunda-feira (16), a Meta provocou o lançamento da Oakley nas redes sociais, inaugurando uma conta no Instagram para “Oakley | Meta” com uma descrição de perfil que diz: “A próxima evolução está chegando em 20 de junho.”

Foco no público esportivo

A CNBC revisou um documento que indica que os novos óculos com a Luxottica serão direcionados a atletas. A Meta está mirando consumidores ativos após observar vários donos de seus óculos Ray-Ban usarem o dispositivo para se gravarem jogando tênis, esquiando e realizando outras atividades.

A versão Oakley dos óculos pode custar em torno de US$ 360 (cerca de R$ 1.800), pois são mais resistentes às intempéries do que seus equivalentes Ray-Ban, segundo uma fonte familiarizada com o assunto que não estava autorizada a falar publicamente sobre o dispositivo. A primeira versão dos óculos Oakley Meta contará com tecnologia semelhante à dos óculos Ray-Ban Meta lançados em 2023.

Licenciamento e novos acordos

A Luxottica, com sede na França e Itália, tem acordos de licenciamento com mais de 150 marcas e possui marcas notáveis, incluindo Ray-Ban, Oakley, Vogue Eyewear e Persol.

O acordo da Meta com a Prada ocorre após a empresa de moda renovar em dezembro um contrato de licenciamento de óculos com a Luxottica por 10 anos. Esse acordo abrange o “desenvolvimento, produção e distribuição mundial de óculos sob as marcas Prada, Prada Linea Rossa e Miu Miu”, disseram as empresas na época.

Além de oferecer à Meta uma parceria de alto nível, os óculos Prada podem ser uma combinação particularmente boa para a empresa de tecnologia, pois muitos dos modelos da marca vêm com hastes grossas, disseram ex-funcionários da Meta. Isso fornece mais espaço para abrigar muitos dos componentes necessários para óculos inteligentes, incluindo microfones e chips.

Não está claro quando o acordo e a linha de produtos da Prada serão anunciados.

Parcerias tecnológicas e evolução dos óculos

Os óculos inteligentes Ray-Ban Meta são alimentados por um chip da Qualcomm. Qualcomm, Samsung e Google estão trabalhando em óculos inteligentes, de acordo com o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon.

A Meta se associou pela primeira vez com a EssilorLuxottica em 2019 para desenvolver conjuntamente os óculos Ray-Ban. As duas empresas lançaram a primeira versão em 2021, mas encontraram sucesso após o lançamento dos óculos Ray-Ban Meta de segunda geração em 2023.

Essa versão vem equipada com o assistente de voz Meta AI e inclui recursos que, quando conectados a um smartphone, permitem que os usuários identifiquem pontos turísticos da cidade, obtenham receitas ao olhar para ingredientes e gravem e enviem mensagens de voz no WhatsApp e Messenger.

O CEO da EssilorLuxottica, Francesco Milleri, disse em fevereiro que as empresas venderam 2 milhões de pares dos óculos Meta Ray-Ban desde 2023. Milleri afirmou que pretende aumentar a produção anual para 10 milhões de unidades até o final de 2026.

A Meta e a Luxottica anunciaram uma extensão de sua parceria em outubro, com planos de lançar mais versões dos óculos Ray-Ban. Esse acordo foi avaliado em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões), de acordo com um relatório de julho de 2024 do The Wall Street Journal. Como parte do acordo, a Meta obtém direitos exclusivos sobre as marcas da Luxottica para sua tecnologia de óculos inteligentes por vários anos, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à CNBC.

As duas empresas planejam lançar uma terceira geração mais robusta de seus óculos a tempo para a próxima temporada de festas. O novo dispositivo deve incluir uma pequena tela em uma das lentes, relatou anteriormente a CNBC.

A concorrência no mercado está esquentando.

No mês passado, a Alphabet anunciou uma parceria de US$ 150 milhões (cerca de R$ 750 milhões) com a Warby Parker que verá as duas empresas se unirem para lançar óculos com o assistente Google Gemini AI. As empresas planejam lançar os óculos algum tempo após 2025.

Enquanto isso, o Snap anunciou em junho que planeja lançar sua sexta geração de óculos inteligentes sob uma nova marca chamada Specs. Esses óculos, previstos para lançamento em 2026, incluirão tecnologia de realidade aumentada e serão menores e mais leves que os produtos anteriores do Snap, disse a empresa.

A Meta se recusou a comentar. Luxottica e Prada não puderam ser contatadas.

A Bloomberg News foi a primeira a relatar sobre os óculos Oakley Meta em janeiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação