Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Microsoft aposta em chips próprios para reduzir dependência da Nvidia em meio à escassez de IA
Publicado 01/10/2025 • 19:35 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 01/10/2025 • 19:35 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pexels.
Fachada Microsoft.
A Microsoft planeja utilizar seus próprios chips em data centers no futuro, afirmou o diretor de tecnologia da empresa, nesta quarta-feira (1º). O movimento pode reduzir a dependência da companhia em relação a grandes players como Nvidia e AMD.
Os semicondutores e os servidores que operam dentro dos data centers têm sido fundamentais para o desenvolvimento de modelos e aplicações de inteligência artificial (IA). Até agora, a Nvidia domina o mercado com suas unidades de processamento gráfico (GPUs), enquanto a AMD possui participação menor.
No entanto, grandes empresas de computação em nuvem, incluindo a Microsoft, vêm desenvolvendo chips personalizados, projetados especificamente para aplicações de IA.
Kevin Scott, diretor de tecnologia da Microsoft, detalhou a estratégia da companhia em relação aos chips de IA durante uma conversa no Italian Tech Week, mediada pela CNBC.
Atualmente, a Microsoft utiliza principalmente chips da Nvidia e da AMD em seus data centers. O foco, segundo Scott, tem sido escolher o semicondutor certo — outro termo para chip — que ofereça “o melhor custo-benefício” por unidade.
Leia mais:
Maior parte da fortuna de Elon Musk agora vem de seus negócios fora da Tesla
De Elon Musk a Satya Nadella, esses líderes de tecnologia já foram portadores de visto H-1B
“Não somos dogmáticos quanto aos chips que usamos. E isso significa que a solução com melhor custo-benefício tem sido a Nvidia há muitos anos”, disse Kevin Scott, diretor de tecnologia da Microsoft. “Estamos abertos a qualquer opção para garantir que temos capacidade suficiente para atender à demanda.”
Ao mesmo tempo, a empresa também vem utilizando seus próprios chips.
Em 2023, a Microsoft lançou o Azure Maia AI Accelerator, projetado para cargas de trabalho de IA, além da Cobalt CPU. A companhia também estaria trabalhando em uma nova geração de semicondutores. Na semana passada, apresentou uma tecnologia de resfriamento por “microfluidos”, desenvolvida para resolver o problema de superaquecimento dos chips.
Quando questionado se o plano de longo prazo é ter principalmente chips da Microsoft em seus próprios data centers, Scott respondeu: “Absolutamente”, acrescentando que a companhia já utiliza “muito silício da Microsoft” atualmente.
O foco em chips faz parte de uma estratégia para, eventualmente, projetar todo o sistema do data center, explicou Scott. “Trata-se do design completo do sistema. É a rede, o resfriamento, e você quer ter a liberdade de tomar as decisões necessárias para realmente otimizar seu processamento de acordo com a carga de trabalho.”
A Microsoft e suas rivais, Google e Amazon, estão desenvolvendo semicondutores próprios não apenas para reduzir a dependência da Nvidia e da AMD, mas também para tornar seus produtos mais eficientes e adaptados a necessidades específicas.
Gigantes da tecnologia, incluindo Meta, Amazon, Alphabet e a própria Microsoft, comprometeram mais de US$ 300 bilhões em investimentos de capital em 2025, grande parte direcionada à inteligência artificial, na tentativa de atender à crescente demanda.
Scott destacou que ainda existe uma escassez crítica de capacidade de processamento.
“[Uma] escassez massiva [de capacidade] provavelmente é um eufemismo”, afirmou. “Acredito que estamos em um momento em que tem sido quase impossível construir capacidade rápido o suficiente desde o lançamento do ChatGPT.”
A Microsoft vem aumentando a capacidade por meio da expansão de data centers, mas ainda não é suficiente para acompanhar a procura.
“Mesmo nossas previsões mais ambiciosas têm se mostrado insuficientes de forma regular. Por isso, implantamos uma quantidade incrível de capacidade no último ano e será ainda maior nos próximos anos”, concluiu o CTO.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
3
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
4
Um mercado de bilhões: Boticário lança departamento de pesquisa após disparada de vendas de hair care; conheça
5
Embraer faz acordos com empresas dos Emirados Árabes no setor de defesa