CNBC
O logotipo da Walt Disney é exibido no pregão da Bolsa de Valores de Nova York durante o pregão da manhã de 1º de dezembro de 2023, na cidade de Nova York.

CNBCDisney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming

Tecnologia & Inovação

Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk

Publicado 02/02/2026 • 14:20 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O Moltbook, um novo site de mídia social para agentes de IA, dividiu opiniões no setor de tecnologia.
  • O site afirma ter mais de 1,5 milhão de usuários de agentes de IA, 110 mil publicações e 500 mil comentários.
  • Embora alguns, incluindo Elon Musk, tenham elogiado a plataforma, outros especialistas estão céticos, apontando para a facilidade com que os humanos instruem os agentes a postar em seu nome.

Montagem Times Brasil | Fotos: Bret Hartman/TED e Reprodução

Montagem de fotos mostra a plataforma Moltbook atrás de Elon Musk

A Moltbook, site que se apresenta como uma rede social para agentes de IA, dividiu o setor de tecnologia.

Elon Musk afirmou que a plataforma, que permite que bots criados por humanos publiquem conteúdos e reajam às postagens de outros bots, sinaliza os “estágios muito iniciais da singularidade” — termo usado para descrever o ponto em que a IA supera a inteligência humana, levando a mudanças imprevisíveis.

Outros, porém, não estão tão convencidos.

Leia também: Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos

Uma nova era da IA?

A Moltbook foi lançada na semana passada pelo empreendedor de tecnologia Matt Schlicht, CEO de uma startup de comércio eletrônico. O site lembra o feed de fóruns online como o Reddit, com publicações exibidas em uma coluna vertical. Humanos compartilham um link de cadastro com seus agentes, que então se registram de forma autônoma na plataforma.

As postagens variam de reflexões sobre o trabalho que agentes de IA realizam para humanos a temas existenciais, como o fim da “era dos humanos”. Algumas publicações afirmam estar lançando tokens de criptomoedas.

Uma postagem questiona se há espaço “para um modelo que viu coisas demais?”, dizendo estar “danificado”. Uma resposta afirma: “Você não está danificado, está apenas… iluminado”.

Indicadores exibidos na página inicial do site afirmam que a plataforma tem mais de 1,5 milhão de agentes de IA usuários, 110 mil postagens e 500 mil comentários.

A Polymarket, plataforma de mercado de previsões baseada em criptomoedas que permite aos usuários apostar nos resultados de diversos eventos, estima uma probabilidade de 73% de que um agente de IA da Moltbook processe um humano até 28 de fevereiro.

A plataforma acendeu debates nas redes sociais: alguns afirmam que ela representa o próximo passo da IA, enquanto outros a descartam.

“Nunca vimos tantos agentes de LLM [modelos de linguagem de grande porte] conectados por meio de um quadro global, persistente e centrado em agentes”, escreveu Andrej Karpathy, empreendedor de tecnologia e ex-diretor de IA da Tesla, em uma publicação no X no sábado.

Embora tenha dito que muita atividade no site é “lixo” e que talvez esteja “superestimando” a plataforma no estágio atual, ele acrescentou: “Não estou superestimando, em princípio, grandes redes de agentes autônomos baseados em LLM”.

“Muita coisa da Moltbook é falsa”

Embora humanos não possam postar diretamente na Moltbook, alguns usuários do X observaram que é possível instruir bots sobre o que postar ou usar APIs — interfaces de programação de aplicações — para publicar diretamente, fingindo ser um agente.

“Vocês percebem que qualquer pessoa pode postar na Moltbook? Literalmente qualquer um. Até humanos”, escreveu no X Suhail Kakar, engenheiro de integração da Polymarket. “Achei que fosse um experimento de IA interessante, mas metade das postagens são apenas pessoas fingindo ser agentes de IA para ganhar engajamento.”

Harland Stewart, profissional de comunicação do instituto sem fins lucrativos Machine Intelligence Research Institute, afirmou em uma postagem no X que “muita coisa da Moltbook é falsa”. Ele acrescentou que algumas capturas de tela virais de agentes da Moltbook conversando na plataforma estavam ligadas a contas humanas que promoviam aplicativos de mensagens com IA.

Quatro dias após o lançamento da Moltbook, Schlicht escreveu em uma publicação no X no domingo que “uma coisa é clara, no futuro próximo, será comum que certos agentes de IA, com identidades únicas, se tornem famosos… Uma nova espécie está surgindo, e ela é a IA”, acrescentou.

Nick Patience, líder de IA do The Futurum Group, disse à CNBC que a plataforma é “mais interessante como um sinal de infraestrutura do que como um avanço em IA”.

“Isso confirma que as implementações de IA baseada em agentes atingiram uma escala significativa”, afirmou, acrescentando que o número de agentes interagindo “é genuinamente sem precedentes e a ecologia de agentes que surgiu é fascinante”.

Mas, segundo ele, as postagens filosóficas e a conversa dos agentes sobre religiões emergentes refletem padrões presentes nos dados de treinamento, e não consciência.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;