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OpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá
Publicado 04/09/2025 • 22:41 | Atualizado há 3 horas
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Publicado 04/09/2025 • 22:41 | Atualizado há 3 horas
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ANDREW HARNIK / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Sam Altman, CEO da OpenAI, fala ao público durante a conferência "Integrated Review of the Capital Framework for Large Banks" no Fed, em 22 de julho de 2025, em Washington, DC.
A OpenAI está avançando rapidamente na Índia, em um movimento que consolida o país como um dos mercados mais estratégicos para o ChatGPT. O CEO da empresa, Sam Altman, esteve no país em fevereiro e se reuniu com o ministro da Tecnologia da Informação, Ashwini Vaishnaw, para discutir possíveis parcerias.
Durante a visita, Altman destacou que a Índia já havia se tornado o segundo maior mercado da OpenAI em número de usuários. Desde então, vem ressaltando o dinamismo local no setor de inteligência artificial.
“É incrível ver essa explosão de criatividade — a Índia está deixando o resto do mundo para trás”, escreveu no X (antigo Twitter) no início do ano.
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Segundo Nick Patience, especialista em IA na Futurum Group, empresa de análise e pesquisa em tecnologia, a Índia é um dos mercados em que o ChatGPT cresce mais rápido no mundo. “O foco da OpenAI na Índia é uma jogada estratégica para ganhar vantagem sobre a concorrência”, afirmou ele à CNBC.
O ChatGPT, principal produto da OpenAI, disparou em popularidade na Índia. Em agosto, foram 10,2 milhões de downloads do aplicativo no país — um salto enorme em relação aos 2,5 milhões registrados no mesmo mês do ano passado, segundo a consultoria Appfigures.
Desde o lançamento, o ChatGPT já foi baixado 111 milhões de vezes na Índia, superando os 80 milhões de downloads nos Estados Unidos, ainda de acordo com os dados da Appfigures.
É verdade que o número de downloads não reflete exatamente o total de usuários diários ou mensais, mas mostra como o crescimento da OpenAI no país é acelerado.
Os números também deixam para trás concorrentes como o Gemini, do Google, e o Claude, da Anthropic. O rival mais próximo foi o Perplexity, que teve 6,4 milhões de downloads em agosto, segundo a Appfigures.
O gasto dos usuários indianos com o ChatGPT vem crescendo. Até agora, os indianos já desembolsaram US$ 21,3 milhões (cerca de R$ 116,4 milhões) no app, segundo a Appfigures. Para comparar, nos Estados Unidos, o valor chega a US$ 784 milhões (aproximadamente R$ 4,284 bilhões).
Esses dados mostram que, apesar do grande número de usuários, a Índia ainda é um mercado bastante sensível a preço.
Para lidar com isso, a OpenAI lançou em agosto o ChatGPT Go, uma assinatura mais acessível de 399 rúpias (US$ 4,53 – cerca de R$ 24,75) por mês no app de IA.
“É uma estratégia clássica para conquistar um mercado sensível a preço e criar uma base de usuários que será difícil para os concorrentes locais desbancarem depois”, avalia Nick Patience, da Futurum Group.
Segundo a Bloomberg, a OpenAI está procurando um local na Índia para instalar um data center com pelo menos 1 gigawatt de capacidade. Esse novo centro faria parte da expansão da infraestrutura da marca Stargate, informou a Bloomberg nesta semana — embora a CNBC não tenha conseguido confirmar a informação.
No mês passado, a desenvolvedora do ChatGPT anunciou que vai abrir um escritório próprio no país e já está divulgando três vagas na área de vendas na Índia.
A OpenAI também lançou recentemente um programa educacional no país, com recursos para pesquisa e a distribuição de meio milhão de licenças do ChatGPT para professores e estudantes em todo o território indiano.
Apesar de a Índia ainda não ter uma empresa de inteligência artificial do tamanho da OpenAI, já existem concorrentes locais, como as startups Sarvam AI e Krutrim, além de gigantes americanos como Google e Meta atuando no mercado.
No entanto, as tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Índia em questões comerciais ainda podem trazer dor de cabeça, caso haja algum tipo de retaliação de Nova Délhi contra empresas americanas de tecnologia.
A OpenAI também enfrenta uma disputa judicial na Índia contra a Asian News International, que acusa a desenvolvedora do ChatGPT de uso ilegal de material protegido por direitos autorais. O julgamento é acompanhado de perto no país, já que pode definir os rumos das leis de copyright na era da IA.
“O sucesso da OpenAI na Índia não está garantido e depende bastante da capacidade de a empresa lidar com esses obstáculos legais e políticos”, avalia Patience, da Futurum Group.
“Apesar do tamanho do mercado indiano, a diversidade de línguas e necessidades dos usuários é um desafio à parte. Ainda não está claro se a OpenAI vai conseguir criar um produto realmente adaptado ao público local e qual será o impacto a longo prazo no desenvolvimento de talentos em IA no país.”
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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