Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Qualcomm lança linha de processadores para automatizar fábricas e robôs inteligentes
Publicado 13/11/2025 • 11:00 | Atualizado há 2 meses
BREAKING NEWS:
Trump está instruindo seus “representantes” a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários
Um dia após morte em ação do ICE, tiroteio com agentes federais deixa dois feridos em Portland, nos EUA
Missão da NASA sofre alteração devido a emergência médica
EUA avaliam investir em mineração de minerais críticos na Groenlândia
Deputados pressionam Justiça por arquivos do caso Epstein e pedem interventor independente
Publicado 13/11/2025 • 11:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Qualcomm lança linha de processadores para automatizar fábricas e robôs inteligentes
A Qualcomm Technologies anunciou nesta quarta-feira (13) o lançamento da série Dragonwing IQ-X, sua primeira linha de processadores voltada a PCs industriais e sistemas de inteligência de borda. O conjunto foi projetado para ambientes extremos e promete combinar alto desempenho com eficiência energética, oferecendo suporte a Windows 11 IoT Enterprise e aplicações de automação, robótica e controle de fábricas.
Segundo a companhia, a série IQ-X é voltada a controladores lógicos programáveis (PLCs), painéis industriais, edge controllers e box PCs, trazendo um novo patamar de desempenho para a computação embarcada.
“Com o Dragonwing IQ-X, estamos levando o desempenho da CPU Qualcomm Oryon ao coração do PC industrial, tornando fábricas mais inteligentes e sistemas de borda mais rápidos”, afirmou Nakul Duggal, gerente-geral de Automotivo e IoT Industrial da Qualcomm Technologies.
O Qualcomm Dragonwing IQ-X é construído sobre a arquitetura Oryon CPU, com tecnologia de 4 nanômetros, oferecendo configurações de 8 a 12 núcleos de alto desempenho e até 45 trilhões de operações por segundo (TOPS) em processamento de inteligência artificial (IA).
Os chips operam em temperaturas de -40°C a 105°C, garantindo resistência em ambientes industriais severos, como fábricas automatizadas e centros de produção com alta carga térmica.
A série conta com compatibilidade com módulos COM padrão, o que facilita a substituição em placas já existentes e reduz o tempo de desenvolvimento de novos equipamentos. Além disso, oferece amplo suporte a periféricos industriais e ferramentas populares como CODESYS, Qt, EtherCAT e PyTorch, ampliando as possibilidades de integração com sistemas legados e novas aplicações.
Com suporte ao Qualcomm AI Software Stack, a série Dragonwing IQ-X permite que indústrias incorporem IA nativa em seus processos, viabilizando casos de uso como manutenção preditiva, monitoramento de condições operacionais e detecção automática de falhas.
A integração de IA à borda elimina a dependência de servidores externos, reduzindo latência e custos de operação, além de melhorar a confiabilidade dos sistemas.
Leia também:
Qualcomm lança tecnologia de direção autônoma com a BMW e prevê “efeito dominó”
Qualcomm supera expectativas nos lucros e destaca crescimento com óculos inteligentes da Meta
Fabricantes globais como Advantech, Congatec, Kontron, NEXCOM, Portwell, Tria e SECO já anunciaram adoção da plataforma em seus novos equipamentos, com lançamentos comerciais previstos para os próximos meses.
A Qualcomm destacou que a arquitetura flexível da série Dragonwing IQ-X simplifica a personalização, reduz o custo de materiais e acelera o tempo de lançamento de novas soluções para automação industrial, robótica e edge computing.
Com o lançamento, a Qualcomm reforça sua entrada definitiva no segmento de computação industrial inteligente, expandindo o alcance de seu portfólio para além do setor móvel.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Azul despenca mais de 90% e domina pregão volátil do Ibovespa B3
3
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
4
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
5
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50