Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tencent mira expansão de nuvem no Oriente Médio em meio ao boom de investimentos em IA
Publicado 27/01/2026 • 08:03 | Atualizado há 2 horas
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa bate recorde na abertura após IPCA-15 abaixo do esperado
Índia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Tarifas de Trump contra Coreia do Sul freiam otimismo nos mercados da Ásia
Publicado 27/01/2026 • 08:03 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Divulgação/Tencent
A Tencent planeja ampliar sua presença de data centers no Oriente Médio, afirmou à CNBC um alto executivo do gigante chinês de tecnologia, enquanto a empresa busca impulsionar seus negócios de computação em nuvem fora da China.
Dowson Tong, CEO do grupo de nuvem da Tencent, disse à CNBC que a empresa pretende expandir o número de “zonas de disponibilidade” (locais designados como possíveis áreas para clusters de data centers) para seus serviços de nuvem nos próximos 12 a 18 meses, em países da Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio.
No Oriente Médio, a Tencent está “ativamente” avaliando a construção de data centers para atender clientes de nuvem na região, acrescentou Dowson.
Leia também: Receita trimestral da Tencent cresce 15%, impulsionada por inteligência artificial
“Nós pretendemos aumentar nosso investimento na região e estabelecer uma rede de parcerias mais forte. Isso já faz parte do plano”, afirmou, sem fornecer prazos mais específicos nem indicar exatamente em quais países as zonas de disponibilidade poderão ser instaladas.
A expansão planejada da Tencent no Oriente Médio ocorre em um momento em que países da região atraem grandes investimentos de gigantes da tecnologia para a construção de data centers de inteligência artificial e outras infraestruturas de computação.
No ano passado, Nvidia, OpenAI e outras empresas se comprometeram a construir um grande projeto de infraestrutura de IA sob a marca Stargate, nos Emirados Árabes Unidos. Em agosto, analistas da Gartner projetaram que os gastos com tecnologia da informação no Oriente Médio e no Norte da África devem alcançar US$ 155 bilhões em 2025, uma alta de quase 9% na comparação anual e acima da taxa de crescimento global.
A Tencent já inaugurou uma zona de disponibilidade na Arábia Saudita. Uma nova expansão no Oriente Médio provavelmente colocará a empresa em competição mais direta com gigantes dos Estados Unidos, como Amazon, Microsoft e Google.
Leia também: Tencent aposta que experiência com WeChat e games na China ajudará a impulsionar negócio de nuvem na Europa
Dowson afirmou que a Tencent já tem clientes na Arábia Saudita utilizando seus serviços de nuvem, como a Keeta, subsidiária internacional de entrega de alimentos do grupo chinês Meituan. A Tencent, uma das maiores empresas de games do mundo, também tem estúdios de jogos na região que utilizam seus serviços de nuvem baseados na Arábia Saudita, acrescentou o executivo.
Embora a maior parte da receita da Tencent ainda venha do setor de jogos, a empresa tem buscado diversificar seus negócios ao expandir outras áreas, incluindo a computação em nuvem.
A Tencent espera se diferenciar dos concorrentes americanos ao aproveitar sua forte base de clientes na China para se expandir internacionalmente. Por exemplo, clientes que utilizam a nuvem da Tencent na China também podem contratar os serviços da empresa no exterior.
O Oriente Médio vem se tornando uma área-chave de expansão para empresas chinesas.
A Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo, estabeleceu sua sede regional na Arábia Saudita e atualmente constrói uma fábrica no país.
“Acho que há muita iniciativa e investimento indo para o Oriente Médio. Por isso, estamos muito entusiasmados com as oportunidades por lá”, disse Winston Cheng, diretor financeiro da Lenovo, em entrevista à CNBC na semana passada.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Sob pressão, Raízen busca alternativas para reduzir a dívida
3
Brasil 2030: Anvisa aposta em inteligência artificial para acelerar registros e reduzir filas
4
Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em São Paulo
5
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth