CNBC
Sam Altman, CEO da OpenAI

CNBCOpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá

Transporte

BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses

Publicado 05/09/2025 • 08:06 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Em entrevista à CNBC antes do salão do automóvel de Munique na próxima semana, o CEO da BMW, Oliver Zipse, apresentou a estreia mundial do utilitário esportivo iX3.
  • O SUV é o primeiro modelo de produção a ser desenvolvido na plataforma Neue Klasse de veículos elétricos da BMW.
  • A BMW buscou revolucionar a oferta digital de seus novos modelos concentrando-se na chamada “arquitetura de supercérebro”.

Pixabay

A gigante alemã BMW está reforçando a aposta no valor de sua marca ao se preparar para lançar uma frota de veículos elétricos controlados por software para enfrentar rivais chineses e a Tesla, de Elon Musk.

Em declarações à CNBC antes do salão do automóvel de Munique da próxima semana, onde as montadoras europeias em dificuldades devem enfrentar os recém-chegados chineses, o CEO da BMW, Oliver Zipse, apresentou a estreia mundial do veículo utilitário esportivo iX3.

O SUV é o primeiro modelo de produção desenvolvido como parte da tão aguardada plataforma de veículos elétricos Neue Klasse, da BMW.

Com sede em Munique, a empresa pretende lançar mais de 40 veículos e versões atualizadas até 2027, na tentativa de acompanhar seus concorrentes.

Zipse disse à repórter da CNBC, Annette Weisbach, na sexta-feira, que a estreia do iX3 é o resultado de uma jornada de cinco anos.

“É o investimento mais importante e o maior que já fizemos, e mostra o caminho para o futuro. O que você vê aqui é apenas o primeiro carro de uma série de modelos que utilizam as mesmas tecnologias”, afirmou.

A BMW busca revolucionar a oferta digital de seus novos modelos com o foco em uma chamada “arquitetura supercérebro”, que substitui o hardware por um sistema centralizado de computador.

Segundo a companhia, um “novo sistema nervoso digital” para a plataforma Neue Klasse tem mais de 20 vezes a capacidade de processamento da geração atual de veículos.

Essas plataformas digitais fornecem capacidade de computação para funções de condução automatizada e de entretenimento, além de recursos básicos do carro, como controle de climatização e de conforto.

O esforço para destacar o desenvolvimento tecnológico da empresa ocorre no momento em que montadoras europeias tradicionais correm para reduzir a distância em relação às líderes em veículos definidos por software. A fabricante norte-americana Tesla atualmente domina esse espaço, ao lado das chinesas Xpeng e BYD.

“Há uma concorrência feroz, especialmente em preços, com a China. Existem muitos novos participantes no mercado e há uma disputa intensa por participação de mercado”, disse Zipse.

Por outro lado, o executivo destacou que a empresa detém pouco mais de 3% de participação global e não precisa competir em todos os segmentos. O que ajudará nas áreas em que atua, segundo ele, é o valor da marca.

“A BMW é uma promessa. A marca é uma promessa de ter a mais alta qualidade possível, de contar com a tecnologia mais avançada e de ser muito orientada ao cliente. Acho que isso é muito importante”, afirmou Zipse.

As ações da BMW acumulam alta de cerca de 13% no ano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Transporte