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Transporte de pás eólicas gigantes fecha estradas e cruza quatro estados do Nordeste; veja vídeos
Publicado 25/09/2025 • 09:00 | Atualizado há 8 horas
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Publicado 25/09/2025 • 09:00 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Começou em setembro uma das maiores operações logísticas já realizadas no setor de energia renovável do Brasil: o transporte de diversas pás eólicas de 92 metros e outros equipamentos rumo ao Rio Grande do Norte. Os comboios percorrem estradas da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba até chegar a Touros (RN), onde a SPIC Brasil ergue dois novos parques eólicos.
As carretas partem da fábrica da Goldwind em Camaçari (BA) e do porto de Suape (PE), trazendo componentes vindos da China. No total, serão 17 aerogeradores, com pás que, somadas ao caminhão e carreta, formam um conjunto superior a 100 metros de extensão — quase do tamanho de um campo de futebol. Só para transportar todas as pás, são necessárias 51 carretas.
A operação, sob responsabilidade da Santin, exige planejamento detalhado. Postes foram retirados, cabos de energia e internet elevados e trechos de infraestrutura ajustados para viabilizar o trajeto. Cada comboio conta com escolta especializada, interdições temporárias e comunicação em tempo real entre equipes para evitar riscos. Em alguns pontos, o trânsito deve ficar mais lento devido à velocidade reduzida dos veículos.
Entre as cidades impactadas estão Salvador, Feira de Santana (BA), Caruaru (PE), Brejo Santo (CE), Patos (PB) e Natal (RN). A Polícia Rodoviária Federal e órgãos de trânsito acompanham de perto todo o percurso.
Com investimento de R$ 755 milhões, os parques Pedra de Amolar e Paraíso Farol terão capacidade de 105,4 MW, suficiente para abastecer 280 mil residências por ano. A previsão é que as obras terminem em 2026, consolidando mais um polo de energia renovável no Nordeste.
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