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Ford e Hyundai registram forte queda nas vendas de veículos elétricos após fim dos créditos federais
Publicado 03/11/2025 • 15:30 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 03/11/2025 • 15:30 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação/Ford/Hyndai
Carros elétricos
As vendas de veículos totalmente elétricos despencaram no mês passado, após o término dos incentivos federais de até US$ 7.500 para a compra de um carro elétrico, informaram várias montadoras nesta segunda-feira (3).
Ford Motor, Kia e Hyundai Motor relataram quedas expressivas nas vendas de veículos elétricos, já que muitos consumidores anteciparam as compras antes do fim dos créditos, encerrados em razão de mudanças implementadas pelo governo Trump.
A Ford, que ocupava a terceira posição em vendas de elétricos nos Estados Unidos até o terceiro trimestre, registrou uma queda de 25% nas vendas de veículos totalmente elétricos em outubro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso inclui uma retração de 12% nas vendas do crossover Mustang Mach-E e de 17% na picape F-150 Lightning.
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Kia e Hyundai informaram que seus principais modelos elétricos tiveram reduções entre 52% e 71% na comparação anual. As quedas são ainda mais significativas quando comparadas mês a mês, já que setembro marcou o fim de um trimestre recorde de vendas de elétricos no país, antes do encerramento dos créditos.
Alguns modelos, como o Hyundai Ioniq 5 e o Ioniq 9, registraram quedas de 80% e 71%, respectivamente, de setembro para outubro, segundo os dados divulgados pela montadora. Situação semelhante foi observada em modelos equivalentes da Kia, que pertence à Hyundai Motor, mas opera de forma bastante independente nos Estados Unidos.
“Observamos uma forte demanda por veículos elétricos antes do vencimento dos créditos fiscais federais e, embora essa mudança tenha causado uma interrupção temporária no mercado, estamos confiantes de que o setor se estabilizará”, afirmou Randy Parker, CEO da Hyundai Motor North America, em comunicado.
Enquanto isso, as vendas de veículos híbridos devem continuar crescendo, de acordo com as montadoras, que destacaram esses modelos como pontos positivos em seus resultados de outubro.
Apenas um número limitado de fabricantes divulga resultados mensais — a maioria faz balanços trimestrais —, mas os dados já sinalizam uma queda nas vendas de elétricos após o fim dos incentivos federais.
“Com o crédito fora de cena, o mercado parece estar entrando em um ritmo mais natural”, afirmou Jessica Caldwell, chefe de análises da Edmunds, controlada pela CarMax, em um blog publicado na segunda-feira. “Outubro marca o início de um período de ajuste — menos impulsionado por incentivos e mais por compradores realmente interessados em ter um veículo elétrico.”
Antes do fim dos incentivos, executivos do setor, como Parker e o CEO da Ford, Jim Farley, já previam uma forte desaceleração nas vendas de elétricos.
No fim do mês passado, Farley disse que “não ficaria surpreso” se a participação dos elétricos caísse de cerca de 10% a 12% em setembro para aproximadamente 5% após o término dos créditos.
A Tesla, com 43,1% de participação de mercado, e a General Motors, com 13,8%, lideraram o setor automotivo dos EUA neste ano em vendas recordes de veículos totalmente elétricos até o terceiro trimestre, segundo dados da Motor Intelligence obtidos pela CNBC.
A Kelley Blue Book, da Cox Automotive, estima que o volume de vendas de elétricos nos Estados Unidos atingiu um recorde histórico no terceiro trimestre, com 438.487 unidades vendidas — um salto de 40,7% em relação ao trimestre anterior e de 29,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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