Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Qualcomm lança tecnologia de direção autônoma com a BMW e prevê “efeito dominó”
Publicado 10/09/2025 • 08:49 | Atualizado há 6 horas
iPhone com ‘nível espacial’: Apple anuncia os modelos mais caros da empresa com tecnologia inovadora
Suprema Corte julgará caso de tarifas de Trump em rito acelerado
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Abu Dhabi lança modelo de IA de baixo custo para desafiar OpenAI e DeepSeek
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Publicado 10/09/2025 • 08:49 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Arjun Kharpal | CNBC
Um carro-conceito exibe a tecnologia automotiva da Qualcomm. O carro esteve em exposição no estande da Qualcomm na feira IAA Mobility, em Munique, em 9 de setembro de 2025.
A tecnologia de direção autônoma da Qualcomm, desenvolvida em parceria com a BMW, deve despertar interesse de outras montadoras dispostas a licenciar o sistema, afirmou o CEO da gigante norte-americana de chips à CNBC.
As declarações reforçam como a Qualcomm, um dos principais nomes no mercado de chips para smartphones, vem diversificando sua atuação para novas áreas — sendo a automotiva uma de suas divisões de crescimento mais acelerado.
Na semana passada, a Qualcomm e a montadora alemã BMW anunciaram um sistema de condução automatizada baseado nos semicondutores da empresa norte-americana.
Chamado Snapdragon Ride Pilot Automated Driving System, o recurso é um tipo de assistência à direção. Ele permite dirigir sem as mãos em determinados trechos de estrada ou até mesmo trocar de faixa automaticamente, mas não transforma o carro em um veículo totalmente autônomo.
Leia também:
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
BMW instalará novo display panorâmico em todos os veículos
O sistema fará sua estreia no novo BMW iX3, e as empresas afirmam que estará disponível em 100 países até 2026.
Apesar de ter sido desenvolvido junto com a BMW, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, disse em entrevista à CNBC nesta terça-feira (9) que a tecnologia foi projetada para ser licenciada a outras montadoras.
“Todos estavam esperando por este momento, inclusive nós mesmos, porque as pessoas queriam ver como o sistema se comporta nas ruas”, afirmou Amon, acrescentando que o BMW iX3 será lançado com a tecnologia de direção automatizada em 60 países. Isso permitirá que o sistema seja demonstrado, disse ele.
“Eu acredito que, à medida que as OEMs [fabricantes originais] avaliem como a tecnologia se compara e o quão competitiva ela é, isso deve desencadear um efeito dominó”, declarou o executivo, prevendo o interesse de outras montadoras.
O CEO da Qualcomm disse que a empresa já “avançou bastante” nas conversas com outras fabricantes, mas que “ainda não está pronta para anunciar” novas parcerias.
A principal fonte de receita da Qualcomm ainda são os chips que alimentam smartphones de marcas como Samsung e Xiaomi.
No entanto, Amon vem buscando diversificar os negócios da companhia em novas áreas, como chips para PCs, semicondutores para data centers e soluções para o setor automotivo.
Ele tem grandes expectativas para essa divisão, que arrecadou quase US$ 1 bilhão no trimestre encerrado em junho, crescimento de 21% em relação ao ano anterior. A empresa já afirmou esperar que sua receita automotiva alcance US$ 8 bilhões até o ano fiscal de 2029.
Para atingir esse objetivo, a Qualcomm vem desenvolvendo tecnologias para diferentes partes de um carro. Seus chips podem, por exemplo, alimentar sistemas de entretenimento a bordo. Na segunda-feira (8), a companhia anunciou uma parceria com o Google Cloud que permitirá às montadoras criar seus próprios assistentes digitais.
“[A Qualcomm] está construindo todo um ecossistema liderado por software”, afirmou Murtuza Ali, analista sênior da Counterpoint Research, à CNBC. “O principal é que agora eles oferecem uma solução totalmente integrada para autonomia, algo que antes faltava.”
Empresas automobilísticas tradicionais, especialmente na Europa, são vistas como atrasadas em relação a rivais chinesas quando o assunto é tecnologia de direção autônoma.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ouro bate novo recorde histórico, impulsionado por Fed e demanda da China
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Embraer fará anúncio nos EUA com foco em negociar redução de tarifas e ampliar produção local
Em reunião fechada, Banco Central detalha ao BRB por que vetou compra do Master
Brasil repudia ameaça dos EUA de novas sanções econômicas e uso de poderio militar após fala sobre Bolsonaro: ‘atentado à soberania’