Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Qualcomm lança tecnologia de direção autônoma com a BMW e prevê “efeito dominó”
Publicado 10/09/2025 • 08:49 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 10/09/2025 • 08:49 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Arjun Kharpal | CNBC
Um carro-conceito exibe a tecnologia automotiva da Qualcomm. O carro esteve em exposição no estande da Qualcomm na feira IAA Mobility, em Munique, em 9 de setembro de 2025.
A tecnologia de direção autônoma da Qualcomm, desenvolvida em parceria com a BMW, deve despertar interesse de outras montadoras dispostas a licenciar o sistema, afirmou o CEO da gigante norte-americana de chips à CNBC.
As declarações reforçam como a Qualcomm, um dos principais nomes no mercado de chips para smartphones, vem diversificando sua atuação para novas áreas — sendo a automotiva uma de suas divisões de crescimento mais acelerado.
Na semana passada, a Qualcomm e a montadora alemã BMW anunciaram um sistema de condução automatizada baseado nos semicondutores da empresa norte-americana.
Chamado Snapdragon Ride Pilot Automated Driving System, o recurso é um tipo de assistência à direção. Ele permite dirigir sem as mãos em determinados trechos de estrada ou até mesmo trocar de faixa automaticamente, mas não transforma o carro em um veículo totalmente autônomo.
Leia também:
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
BMW instalará novo display panorâmico em todos os veículos
O sistema fará sua estreia no novo BMW iX3, e as empresas afirmam que estará disponível em 100 países até 2026.
Apesar de ter sido desenvolvido junto com a BMW, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, disse em entrevista à CNBC nesta terça-feira (9) que a tecnologia foi projetada para ser licenciada a outras montadoras.
“Todos estavam esperando por este momento, inclusive nós mesmos, porque as pessoas queriam ver como o sistema se comporta nas ruas”, afirmou Amon, acrescentando que o BMW iX3 será lançado com a tecnologia de direção automatizada em 60 países. Isso permitirá que o sistema seja demonstrado, disse ele.
“Eu acredito que, à medida que as OEMs [fabricantes originais] avaliem como a tecnologia se compara e o quão competitiva ela é, isso deve desencadear um efeito dominó”, declarou o executivo, prevendo o interesse de outras montadoras.
O CEO da Qualcomm disse que a empresa já “avançou bastante” nas conversas com outras fabricantes, mas que “ainda não está pronta para anunciar” novas parcerias.
A principal fonte de receita da Qualcomm ainda são os chips que alimentam smartphones de marcas como Samsung e Xiaomi.
No entanto, Amon vem buscando diversificar os negócios da companhia em novas áreas, como chips para PCs, semicondutores para data centers e soluções para o setor automotivo.
Ele tem grandes expectativas para essa divisão, que arrecadou quase US$ 1 bilhão no trimestre encerrado em junho, crescimento de 21% em relação ao ano anterior. A empresa já afirmou esperar que sua receita automotiva alcance US$ 8 bilhões até o ano fiscal de 2029.
Para atingir esse objetivo, a Qualcomm vem desenvolvendo tecnologias para diferentes partes de um carro. Seus chips podem, por exemplo, alimentar sistemas de entretenimento a bordo. Na segunda-feira (8), a companhia anunciou uma parceria com o Google Cloud que permitirá às montadoras criar seus próprios assistentes digitais.
“[A Qualcomm] está construindo todo um ecossistema liderado por software”, afirmou Murtuza Ali, analista sênior da Counterpoint Research, à CNBC. “O principal é que agora eles oferecem uma solução totalmente integrada para autonomia, algo que antes faltava.”
Empresas automobilísticas tradicionais, especialmente na Europa, são vistas como atrasadas em relação a rivais chinesas quando o assunto é tecnologia de direção autônoma.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Como bolsa, dólar e juros devem reagir à reunião de Lula e Trump
4
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
Iluminação Pública no Brasil: R$ 32 bilhões em contratos de PPPs impulsionam mercados ligados às cidades inteligentes