Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Após desistência de Air France e Lufthansa, Turkish faz oferta por aérea espanhola
Publicado 12/08/2025 • 10:58 | Atualizado há 2 meses
EXCLUSIVO: CEO da Johnson & Johnson fala sobre avanço de tratamentos contra câncer e diz por que a empresa deve escapar da nova tarifa de Trump
De olho no mercado europeu, Xiaomi planeja showrooms para lançar carros elétricos no continente em 2027
Spirit Airlines reduz 25% da malha e corta 40 rotas para enfrentar nova recuperação judicial
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco
Trump pede demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft
Publicado 12/08/2025 • 10:58 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Avião.
Pexels
A companhia aérea Turkish Airlines propôs a compra de entre 26% e 27% do capital da Air Europa, pertencente ao grupo espanhol Globalia, por 275 milhões de euros (cerca de R$ 1,74 bilhão), segundo informou a agência de notícias espanhola EFE.
A transação será estruturada por meio de um empréstimo que, posteriormente, será convertido em participação acionária.
O presidente da Air Europa, Juan José Hidalgo, afirmou estar satisfeito com o acordo, destacando que a operação garante a continuidade da companhia e preserva seu caráter nacional. Ele também disse não ter intenção de vender mais ações e ressaltou contar agora com dois sócios estratégicos: o grupo britânico International Airlines Group (IAG), dono de 20% da aérea, e a Turkish Airlines.
Desistências e contexto da disputa
A proposta da Turkish Airlines surge após a retirada de dois importantes concorrentes. Na semana passada, o grupo Air France-KLM anunciou que desistiu das negociações para adquirir participação na Air Europa. Poucos dias depois, a Lufthansa também confirmou que não seguirá adiante.
O grupo alemão chegou a considerar a compra de 25% da aérea espanhola para ampliar sua presença no sul da Europa, mas classificou as negociações como “muito difíceis”, segundo o CEO Carsten Spohr. Segundo o jornal espanhol El Confidencial, tanto Lufthansa quanto Air France-KLM teriam sido desestimuladas pelo valor pedido pela controladora Globalia.
Estratégia e próximos passos
A entrada da Turkish Airlines é vista como um reforço à sua malha internacional, especialmente nas rotas da Península Ibérica e América Latina. A negociação para a venda da participação na Air Europa se arrasta há mais de cinco anos e ganhou novo rumo depois que a tentativa do IAG de assumir o controle total da companhia foi bloqueada pela Comissão Europeia por questões concorrenciais.
O grupo IAG já controla as companhias British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level.
O acordo ainda precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores para ser concluído.
*com informações da Agence France-Presse e agência EFE
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
EXCLUSIVO: ‘Outra proposta do BRB pelo Master provavelmente seria aprovada’, diz presidente do Cade
Retorno de Jimmy Kimmel pós-suspensão atrai três vezes mais telespectadores
Da febre ao cansaço? Pop Mart comemora queda nos preços de revenda do Labubu
Tarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’