Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Após desistência de Air France e Lufthansa, Turkish faz oferta por aérea espanhola
Publicado 12/08/2025 • 10:58 | Atualizado há 4 meses
BREAKING NEWS:
Dois membros da Guarda Nacional dos EUA são baleados perto da Casa Branca
Famílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas
Trump deve anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário à CNBC
Nvidia cita Michael Burry em memorando secreto para rebater alegações de bolha de IA
Ação da Nvidia cai após notícia de que Meta avalia usar chips de IA do Google
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Publicado 12/08/2025 • 10:58 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Avião.
Pexels
A companhia aérea Turkish Airlines propôs a compra de entre 26% e 27% do capital da Air Europa, pertencente ao grupo espanhol Globalia, por 275 milhões de euros (cerca de R$ 1,74 bilhão), segundo informou a agência de notícias espanhola EFE.
A transação será estruturada por meio de um empréstimo que, posteriormente, será convertido em participação acionária.
O presidente da Air Europa, Juan José Hidalgo, afirmou estar satisfeito com o acordo, destacando que a operação garante a continuidade da companhia e preserva seu caráter nacional. Ele também disse não ter intenção de vender mais ações e ressaltou contar agora com dois sócios estratégicos: o grupo britânico International Airlines Group (IAG), dono de 20% da aérea, e a Turkish Airlines.
Desistências e contexto da disputa
A proposta da Turkish Airlines surge após a retirada de dois importantes concorrentes. Na semana passada, o grupo Air France-KLM anunciou que desistiu das negociações para adquirir participação na Air Europa. Poucos dias depois, a Lufthansa também confirmou que não seguirá adiante.
O grupo alemão chegou a considerar a compra de 25% da aérea espanhola para ampliar sua presença no sul da Europa, mas classificou as negociações como “muito difíceis”, segundo o CEO Carsten Spohr. Segundo o jornal espanhol El Confidencial, tanto Lufthansa quanto Air France-KLM teriam sido desestimuladas pelo valor pedido pela controladora Globalia.
Estratégia e próximos passos
A entrada da Turkish Airlines é vista como um reforço à sua malha internacional, especialmente nas rotas da Península Ibérica e América Latina. A negociação para a venda da participação na Air Europa se arrasta há mais de cinco anos e ganhou novo rumo depois que a tentativa do IAG de assumir o controle total da companhia foi bloqueada pela Comissão Europeia por questões concorrenciais.
O grupo IAG já controla as companhias British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level.
O acordo ainda precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores para ser concluído.
*com informações da Agence France-Presse e agência EFE
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
3
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
4
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
5
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu