CNBC Saiba por que Microsoft, Amazon, Google e Meta apostam em energia nuclear

Cinema & TV

Dungeons & Dragons: 50 anos depois, franquia de RPG ainda movimenta milhões

Publicado 28/12/2024 • 13:06

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Cinco décadas após sua estreia, Dungeons & Dragons (D&D) não só se consolidou como ícone da cultura nerd, mas também conquistou o grande público.
  • Desde seu lançamento em 1974, o jogo já foi jogado por 85 milhões de pessoas, um número equivalente à população da Alemanha.
  • O jogo também tem sido impulsionado por uma indústria paralela de shows transmitidos ao vivo e podcasts, onde pessoas jogam D&D em tempo real.
Dungeons & Dragons (D&D) consquistou o grande público.

Dungeons & Dragons (D&D) consquistou o grande público.

Unsplash.

Cinco décadas após sua estreia, Dungeons & Dragons (D&D) não só se consolidou como ícone da cultura nerd, mas também conquistou o grande público, impulsionado por fenômenos como a série Stranger Things, da Netflix, e o sucesso do videogame Baldur’s Gate 3.

D&D nasceu como um jogo de role playing game (RPG), mas a partir daí virou desenho animado, quadrinho e jogo de videogame.

O impacto dessa popularidade pode ser medido nos números da editora Wizards of the Coast, que viu sua receita anual crescer de US$ 761 milhões (cerca de R$ 3,78 bilhões) em 2019 para US$ 1,17 bilhão (aproximadamente R$ 5,81 bilhões) em outubro de 2024.

Estima-se que desde o lançamento em 1974, 85 milhões de pessoas já jogaram D&D, um número equivalente à população da Alemanha.

“Se alguém tivesse me dito isso quando eu era mais jovem, eu teria dado risada”, diz Jess Lanzillo, responsável pelo design e desenvolvimento do jogo, em entrevista à CNBC.

De mesas de jogo a arenas e streaming

O jogo também tem sido impulsionado por uma indústria paralela de shows transmitidos ao vivo e podcasts, onde pessoas jogam D&D em tempo real.

Entre os destaques está Critical Role, que faturou milhões com doações e publicidade, além de arrecadar mais de US$ 11 milhões (aproximadamente R$ 54,6 milhões) no Kickstarter – plataforma de financiamento coletivo – para produzir a série animada The Legend of Vox Machina, atualmente em sua quarta temporada no Amazon Prime.

Outro exemplo de sucesso é o show Dimension 20, que esgotou ingressos no Madison Square Garden, onde fãs pagaram, em média, US$ 119 (cerca de R$ 590) para assistir a comediantes jogando D&D no palco.

Dungeons & Dragons se mantém relevante graças à propriedade intelectual que é gerada fora do ecossistema da Wizards of the Coast e Hasbro”, explica a professora Emily Friedman, da Auburn University.

A história de Dungeons & Dragons, de sua origem ao fenômeno global que é hoje, é uma prova de como um jogo pode transcender gerações e fronteiras, marcando seu lugar na cultura pop mundial.

MAIS EM Cinema & TV