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IMAX caminha para o melhor ano da sua história ao aproveitar a recuperação das bilheterias de Hollywood
Publicado 11/07/2025 • 15:47 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 11/07/2025 • 15:47 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação Imax.
Imax.
Mais de um ano antes de “F1: The Movie” chegar aos cinemas, a Apple fechou um acordo com a IMAX. O estúdio garantiu o uso da tecnologia de câmeras da IMAX, além de uma estreia de três semanas em seus cinemas, parceria que ajudou o filme a arrecadar quase US$ 300 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) globalmente nos primeiros 10 dias em cartaz. Mais de 20% dessa arrecadação veio das exibições em IMAX.
Nos EUA e Canadá, os cinemas da empresa responderam por 25% de todas as vendas de ingressos domésticos do filme. Isso é ainda mais impressionante considerando que as telas IMAX representam menos de 1% do total de telas de cinema no mundo.
Outros dois filmes lançados este ano superaram 20% de participação de mercado para a empresa — “Sinners”, da Warner Bros., e “Missão: Impossível – O Acerto Final”, da Paramount. Isso mostra a força da IMAX no setor cinematográfico em rápida evolução.
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A IMAX há muito tempo é um destino cobiçado para estreias teatrais, mas à medida que o gosto dos consumidores continua a se deslocar para experiências premium, a empresa está rapidamente ganhando participação de mercado e se preparando para um crescimento exponencial nos próximos anos.
O CEO Rich Gelfond prevê um ano de US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 6,4 bilhões) nas bilheterias globais, o que seria 33% maior que os resultados de 2024 e um recorde para o negócio de 55 anos. Analistas de Wall Street esperam que 2026 seja ainda melhor.
“Pós-pandemia, muitas atividades, especialmente eventos, têm se saído muito bem para marcas premium”, disse Gelfond à CNBC. “Você olha para shows, os preços dos ingressos subiram. Assentos premium aumentaram. Você olha para eventos esportivos, a mesma coisa. Broadway. Acho que as pessoas, embora gostem de ficar em casa assistindo streaming, quando saem, querem algo que se destaque disso.”
Os investidores têm apoiado as ações da IMAX. As ações da empresa subiram cerca de 60% nos últimos 12 meses. As telas IMAX são notavelmente maiores que as telas de cinema padrão e os cinemas possuem sistemas de áudio imersivos. A empresa não apenas exibe filmes, muitos dos filmes que aparecem na IMAX foram filmados usando câmeras e tecnologia desenvolvidas pela empresa, especificamente para a experiência de visualização IMAX.
“Este ano, temos oito filmes seguidos na América do Norte filmados com câmeras IMAX, e, tipicamente, a bilheteria aumenta quando você filma com essas câmeras”, disse Gelfond. “E há algumas razões para isso. Primeiro, é uma forma melhor de assistir e ouvir. Mas também, os cineastas geralmente apoiam mais, dizendo ao público que é a melhor forma de ver o trabalho deles. E acho que isso é um forte incentivo para o público ir ao IMAX.”
Esses títulos “filmados para IMAX” incluem produções como “Oppenheimer” de Christopher Nolan, os filmes “Duna” de Denis Villeneuve e até o mais recente “Missão: Impossível” de Tom Cruise. Os ingressos para ver um filme na IMAX geralmente custam alguns dólares a mais do que os ingressos de cinema padrão, o que pode ajudar a aumentar a arrecadação nas bilheterias.
“Quanto mais títulos ‘filmados para IMAX’, maior o desempenho dos filmes para IMAX”, disse Alicia Reese, analista da Wedbush. “Melhores serão as margens. À medida que você vê as margens melhorando em 2025, não só verá assinaturas de títulos de melhor qualidade em 2026, mas o que espero ver é que os estúdios assumirão mais a responsabilidade pelas campanhas de marketing, com ainda mais potencial de crescimento.”
Eric Handler, da Roth, disse que a IMAX tem um “problema de luxo: muita disponibilidade de conteúdo”. O acordo de “F1” para três semanas de programação nas telas significou que “Jurassic World Rebirth” da Universal foi deixado de lado: o filme não teve lançamento doméstico na IMAX e foi exibido apenas nas telas IMAX na China. Esse filme também será exibido nas telas IMAX no Japão no próximo mês.
No mercado doméstico, a programação de filmes está forte para 2025 e 2026, com vários lançamentos de grandes franquias agendados. Em breve, teremos “Superman” da Warner Bros., seguido por “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” da Disney e Marvel. Depois, chega “Wicked: For Good” da Universal antes do feriado de Ação de Graças e “Avatar: Fogo e Cinzas” da Disney chega aos cinemas pouco antes do Natal.
2026 começa com “Project Hail Mary” da Amazon e também contará com um novo filme dos Vingadores, o primeiro lançamento teatral de Star Wars desde 2019, uma sequência de “The Super Mario Bros. Movie”, um live-action de “Moana”, além de “Toy Story 5” e “Shrek 5”. E também está na programação o próximo filme de Nolan, “A Odisseia”.
Os novos lançamentos de Hollywood são apenas uma parte do sucesso de bilheteria da IMAX. “Além de se beneficiarem da recuperação de Hollywood, eles também estão aproveitando a presença global e exibindo filmes em idioma local na China, Japão, Coreia do Sul e partes da Europa”, disse Eric Handler, analista da Roth.
Ele destacou que “Ne Zha 2”, um lançamento chinês que gerou mais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,6 bilhões) em vendas de ingressos globais, foi um filme de idioma local particularmente forte para a IMAX. A empresa gerou quase US$ 170 milhões (aproximadamente R$ 900 milhões) em receitas com a exibição do filme.
E ainda há espaço para a IMAX crescer. A empresa atualmente possui cerca de 1.700 telas em todo o mundo, cerca de 400 delas na América do Norte. Gelfond disse à CNBC que a empresa tem contratos para construir cerca de 500 telas IMAX adicionais. Ele afirmou que a empresa compartilhará mais detalhes específicos durante seu relatório de resultados, que será divulgado ainda este mês.
“Assinamos quase tantos novos cinemas este ano quanto assinamos durante o ano inteiro passado”, disse Gelfond. “Então, há muito crescimento.”
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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