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“No mar é mais fácil”: Ítalo Ferreira fala sobre surfe, negócios e sua cafeteria em São Paulo; confira
Publicado 30/05/2025 • 12:28 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 30/05/2025 • 12:28 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Uma nova cafeteria dedicada ao universo dos cafés especiais foi inaugurada em São Paulo. A Stoke-Ed Coffee, idealizada pelo surfista e campeão olímpico Ítalo Ferreira, nasceu em parceria com o empresário Ricardo Meinberg e abriu as portas na Alameda Santos, número 847, próximo à Avenida Paulista.
“Eu acho que é mais fácil surfar”, disse Ítalo Ferreira ao comparar a rotina de atleta com a de empreendedor. Segundo ele, no mundo dos negócios há muitas decisões, responsabilidades e a necessidade de escolher as pessoas certas para construir projetos duradouros.
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A ideia de criar uma marca de café surgiu após a pandemia, motivada pelo interesse pessoal de Ítalo e de sua família pela bebida. “Eu tive essa ideia depois da pandemia, devido ao amor e à paixão pelo café em si, porque a minha família gosta muito. E eu imaginei: por que não ter uma marca e trazer isso para dentro da minha casa?”, contou.
O nome Stoke-Ed Coffe tem relação direta com a trajetória do atleta no surfe. Ítalo explicou que, quando entrou no Circuito Mundial, a única palavra em inglês que sabia dizer era “stoked”, termo usado para expressar entusiasmo. “Alguém comentou: ‘por que você não coloca Stoked?’ e eu fiquei pensando. Stoke-Ed Coffe é um nome bom. Tem a ver comigo”, relatou.
A localização escolhida para a primeira unidade física da Stoke-Ed Coffe foi definida a partir da proposta apresentada pelo sócio Ricardo Meinberg. O local, segundo Ítalo, possui intenso fluxo de pessoas, favorecendo o modelo de atendimento rápido, com destaque para o serviço de take away. “São Paulo sempre foi a conexão para mim para o resto do mundo. Nada melhor do que ter uma marca minha nesse lugar, onde posso visitar e receber as pessoas”, disse.
Além de espaço para cafés, o ambiente foi planejado para que os clientes possam realizar reuniões e trabalhar. A cafeteria possui área aberta no andar superior e decoração voltada para o estilo de vida de seu idealizador.
Ítalo Ferreira afirmou que, apesar dos investimentos em novos projetos, o foco segue no surfe. “O circuito mundial ainda é minha paixão”, declarou. Ele revelou o desejo de conquistar mais um título mundial e buscar outra medalha olímpica. Aos 31 anos, acredita ser possível competir em alto nível até os 37 ou 38 anos.
Questionado sobre sua relação com marcas e publicidade, Ítalo ressaltou a importância de associar sua imagem a empresas com valores alinhados. “Hoje eu consigo escolher as marcas que quero me associar. Não é mais o dinheiro que me move, mas sim o que posso criar dentro de uma marca”, afirmou.
Atualmente, o atleta é patrocinado por marcas como Red Bull, Nike, Vivo, Banco do Brasil, Oakley, Ford e Integral. Ele também revelou que recusou propostas milionárias de casas de apostas por considerar incompatíveis com a imagem que construiu.
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