Inteligência Artificial (IA/AI)

CNBC Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’

Investimentos

Bitcoin sobe mais de 7% em rali de alívio do mercado geral após Trump pausar algumas tarifas

Publicado 09/04/2025 • 21:26 | Atualizado há 5 dias

CNBC

Redação CNBC

Moeda ilustrativa de Bitcoin

Moeda ilustrativa de Bitcoin

O Bitcoin disparou na tarde desta quarta-feira (9), depois que o presidente Donald Trump disse nas redes sociais que autorizou uma pausa de 90 dias nas tarifas.

O preço da criptomoeda principal subiu mais de 7%, atingindo $82.305,55, de acordo com a Coin Metrics.

Anteriormente, caiu para $74.567,02, enquanto o rendimento do título do Tesouro dos EUA de 10 anos subiu brevemente acima de 4,51% (desde então, recuou desse pico).

Ether, dogecoin e XRP ganharam mais de 12% cada. O token Solana disparou mais de 14%.

A ação proxy do Bitcoin, MicroStrategy, recentemente renomeada para Strategy, disparou 23%. Robinhood saltou 24% e a exchange de criptomoedas Coinbase subiu quase 17%.

A alta do Bitcoin coincidiu com o maior rali desde 2008 para o índice de mercado amplo S&P 500, depois que Trump disse em uma postagem no Truth Social que “autorizou uma pausa de 90 dias, e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante este período, de 10%, também com efeito imediato”. Ele também disse que está aumentando novamente a tarifa sobre a China para 125%.

“A pausa de 90 dias nas tarifas de Trump é uma pausa estratégica — ele está aliviando a pressão de curto prazo do mercado sem abrir mão da alavancagem, enviando um sinal claro de que sua abordagem ao comércio é transacional, não ideológica”, disse Ben Kurland, CEO da plataforma de pesquisa de criptomoedas DYOR.

“Essa medida acalma os nervos dos investidores e dá às empresas uma sensação momentânea de estabilidade, mas não é longa o suficiente para provocar mudanças reais na cadeia de suprimentos ou decisões de investimento.”

“Os mercados podem respirar, mas a incerteza não foi a lugar nenhum”, acrescentou ele.

A queda do Bitcoin abaixo de $80.000 foi de curta duração e um tanto esperada. Ele tem sido negociado entre $80.000 e $90.000 durante a maior parte do ano, depois de atingir seu recorde em janeiro.

A criptomoeda tem seguido as pistas do mercado de ações, com traders buscando quaisquer sinais de clareza em torno dos planos tarifários do governo Trump, na ausência de impulsionadores de crescimento específicos de criptomoedas. Embora geralmente tenha mostrado menos volatilidade intradiária do que as ações, a criptomoeda caiu aproximadamente o mesmo que as principais médias de ações entre a última quinta-feira — depois que Trump anunciou seu plano de tarifas abrangentes — e terça-feira.

Embora o bitcoin provavelmente continue a se mover em conjunto com as ações de tecnologia dia a dia, “investidores orientados para o longo prazo devem posicionar portfólios para uma fraqueza sustentada do dólar e inflação geralmente acima da meta — consistente com a forma como períodos de severas fricções comerciais dos EUA foram resolvidos no passado”, disse Zach Pandl, chefe de pesquisa da Grayscale Investments, à CNBC.

O Bitcoin caiu cerca de 12% no acumulado do ano e quase 25% em relação ao seu recorde histórico.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Investimentos