Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas da Europa oscilam perto da estabilidade, com tarifas, balanços e juros no radar
Publicado 11/02/2025 • 07:56 | Atualizado há 11 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 11/02/2025 • 07:56 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Eric Piermont/AFP
Bolsas da Europa fecharam em queda novamente
As bolsas europeias oscilam perto da estabilidade na manhã desta terça-feira (11), enquanto investidores avaliam o impacto das novas tarifas dos EUA ao aço e ao alumínio e digerem balanços corporativos da região.
Por volta das 7h (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava baixa marginal de 0,07%, a 545,55 pontos, após fechar o pregão anterior em nível recorde.
Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu a ameaça de tarifar todas as importações de aço e alumínio em 25%, alimentando temores de uma ampla guerra comercial. A expectativa é de que a União Europeia responda com tarifas retaliatórias.
No horário acima, as siderúrgicas alemãs ThyssenKrupp e Salzgitter tinham respectivas quedas de 2,8% e 1% em Frankfurt, enquanto a gigante ArcelorMittal recuava 1,4% em Amsterdã e a produtora de alumínio norueguesa Norsk Hydro cedia 1,2% em Oslo.
Da temporada de balanços, destaque positivo para a Kering, cuja ação subia 2,5% em Paris após a companhia francesa de artigos de luxo — e controladora da Gucci — divulgar queda menor do que se previa na receita trimestral.
Por outro lado, o UniCredit tombava quase 3% em Milão, após o banco italiano divulgar queda no lucro. Já a BP se mantinha praticamente estável em Londres, após a petrolífera britânica lucrar menos do que o esperado, mas também anunciar uma recompra de ações de US$ 1,75 bilhão.
Investidores também monitoram a perspectiva da política monetária. Mais cedo, a dirigente do Banco da Inglaterra (BoE) Catherine Mann disse que deseja ver o juro básico britânico “bem acima” da chamada taxa neutra.
Na semana passada, Mann surpreendeu ao votar por uma redução maior do juro, de 50 pontos-base, contrariando a decisão que prevaleceu, de corte de 25 pontos-base. Segundo Mann, ela agiu assim para “diminuir o ruído” dos mercados.
Nas próximas horas, estão previstos discursos do presidente do BoE, Andrew Bailey, e do presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Jerome Powell, no Congresso americano.
Às 7h15 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,02%, a de Paris avançava 0,02% e a de Frankfurt subia 0,11%. Já as de Milão e Lisboa tinham altas de 0,08% e 0,30%, respectivamente, enquanto a de Madri recuava 0,05%.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026
5
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV