Jim Cramer compartilha 4 lições aprendidas com a turbulência causada pelas tarifas de Trump
Publicado 09/04/2025 • 22:05 | Atualizado há 1 uma semana
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
A semana de Cramer: Resultados de Tesla, Alphabet, Capital One e Boeing
Discord é processado por procurador de New Jersey por ferramentas de segurança infantil
Conflito de Harvard com a administração Trump afeta situação financeira da universidade
Administração Trump ameaça proibir Harvard de matricular estudantes estrangeiros
Publicado 09/04/2025 • 22:05 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Pressão tarifária apesar da trégua. Pausa de 90 dias na cobraça de tarifas dos EUA não vai aliviar setor varejista, especialmente os de eletrônicos, artigos esportivos e móveis para o lar.
Daniel Torok/ White House
Após o presidente Donald Trump anunciar uma pausa de 90 dias na maioria de suas tarifas “recíprocas” e os mercados acionários registrarem uma alta histórica, Jim Cramer, da CNBC, compartilhou na quarta-feira (9) quatro lições aprendidas com a semana de turbulência no mercado.
Os mercados dos EUA dispararam depois que Trump reduziu suas tarifas mais recentes para uma taxa de 10% sobre todos os países, exceto a China. O índice Dow Jones Industrial Average subiu 7,9%, o S&P 500 avançou 9,5%, o Nasdaq saltou 12,2% e o Russell 2000 teve alta de 8,7%. Todos os índices ainda estão significativamente abaixo de suas máximas do ano, mas conseguiram recuperar boa parte das perdas sofridas desde que Trump anunciou as tarifas, na semana passada.
As pessoas que saíram do mercado durante a liquidação fizeram uma decisão precipitada e emocional, disse Cramer, e perderam os ganhos de quarta-feira por causa disso. Os ganhos anuais dos acionistas geralmente vêm de apenas sete dias no ano, ele acrescentou. Quarta-feira foi um desses dias, e quem permaneceu firme ganhou muito.
“Aprenda a suportar a dor,” disse Cramer. “Manter o curso é como se ganha o maior dinheiro.”
Cramer disse que a movimentação do mercado puniu investidores pessimistas, assim como vendedores a descoberto e fundos hedge que ficaram gananciosos nos últimos dias. Por outro lado, recompensou aqueles que mantiveram seus investimentos mesmo com a volatilidade em alta.
A quarta-feira, segundo ele, foi “um dos maiores short squeezes [movimento anormal do mercado que faz com que os preços de um ativo disparem] da história.”
Embora os investidores não possam esperar estabilidade com Trump no comando, disse Cramer, eles devem presumir que o presidente eventualmente mudará de rumo se suas políticas estiverem destruindo as ações. Trump está determinado a mudar as relações comerciais dos EUA, disse Cramer, mas não está tentando arruinar a economia.
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC.
As ações de gigantes da tecnologia como Apple e Nvidia estiveram entre as maiores perdedoras durante a recente queda do mercado, devido à sua exposição às tarifas. Mas essas empresas tiveram grande sucesso por uma razão, disse Cramer, e investidores que as descartam em seus pontos mais baixos fazem isso por sua conta e risco.
As ações da Apple subiram mais de 15% na quarta-feira, apesar da vulnerabilidade da empresa às tarifas com a China, e os papéis da Nvidia dispararam quase 19%.
“Se você realmente não gosta delas, venda essas ações quando estiverem em alta, não quando estiverem em baixa,” disse Cramer.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
'Brasil será essencial no BRICS em um mundo mais protecionista', diz economista da MB Associados
St Marche solicita recuperação extrajudicial com dívida de R$ 528 milhões
Bolsas da Ásia fecham em alta em meio à esperança de negociações comerciais
Canadá: Carney abandona tarifas retaliatórias 'dólar por dólar' contra EUA
Google sofre segundo golpe antitruste, aumentando preocupações sobre o futuro do negócio de anúncios