CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Investimentos

Como investir o 13º salário em 2025? Veja o que rende mais entre CDB, Tesouro e fundos

Publicado 23/11/2025 • 07:27 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A segunda parcela precisa ser paga até 20 de dezembro, reforçando o orçamento de milhões de trabalhadores que buscam organizar as finanças de fim de ano e definir onde aplicar o valor extra.
  • A escolha do melhor destino para o valor depende dos objetivos individuais.
  • Fundos de investimento também ganham espaço, sobretudo para quem prefere delegar a seleção dos ativos a um gestor profissional.
Dinheiro, moedas e calculadoras

Fundos de investimento também ganham espaço, sobretudo para quem prefere delegar a seleção dos ativos. Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo.

Fundos de investimento também ganham espaço, sobretudo para quem prefere delegar a seleção dos ativos. Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo.

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga na próxima semana, a data cairá em um domingo, o que obriga as empresas a anteciparem o depósito para sexta-feira, 28 de novembro.

A segunda parcela precisa ser paga até 20 de dezembro, reforçando o orçamento de milhões de trabalhadores que buscam organizar as finanças de fim de ano e definir onde aplicar o valor extra.

Com o pagamento da primeira parcela, os trabalhadores procuram por alternativas de investimento capazes de gerar retorno imediato ou fortalecer metas de médio e longo prazo.

O benefício corresponde a um mês de salário, descontando Imposto de Renda e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na segunda parcela. Para quem não completou um ano de trabalho, o cálculo ocorre de forma proporcional ao número de meses trabalhados.

Leia mais: Última parcela do 13º deve ser depositada até 6ª; R$ 320 bi serão injetados na economia.

Como escolher alternativas de investimento?

A escolha do melhor destino para o valor depende dos objetivos individuais. Para metas de curto prazo, especialistas ouvidos pelo portal Bora Investir, da B3, indicam aplicações conservadoras e líquidas, devido ao baixo risco e à facilidade de resgate.

Opções conservadoras de curto prazo

Entre essas opções, estão Letra de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCAs) com liquidez diária, favorecidas pela isenção de Imposto de Renda. Tesouro Selic, Certificado de Depósito Bancário (CDBs), com liquidez diária com rendimento acima de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e fundos DI, são fundos de investimento em renda fixa, também aparecem como alternativas adequadas.

A construção de uma reserva de emergência segue como prioridade para quem ainda não possui proteção financeira. Quando essa etapa já está concluída, especialistas sugerem distribuir o valor entre metas de médio e longo prazo, sempre com atenção à segurança da carteira.

Tesouro Selic e CDBs: o que avaliar?

No caso do Tesouro Selic, o investidor encontra a aplicação mais segura do país, com rendimento atrelado à taxa básica e possibilidade de resgate a qualquer momento. Nos CDBs, é necessário avaliar o emissor e respeitar a cobertura do FGC de R$ 250 mil por CPF, priorizando títulos pós-fixados que paguem ao menos 100% do CDI.

Leia mais: O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?

Fundos de investimento e diversificação

Fundos de investimento também ganham espaço, sobretudo para quem prefere delegar a seleção dos ativos a um gestor profissional. Nessas carteiras, é essencial observar taxa de administração e prazo de resgate.

Metas de médio e longo prazo

Para quem já possui organização financeira e mira retornos no longo prazo, entram no radar títulos como Tesouro IPCA+ (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), Certificados de Depósito Bancário (CDBs) de vencimentos maiores e aplicações de renda variável, como Fundos Imobiliários (FIIs) e ações com histórico de dividendos. Trabalhadores que fazem a declaração completa podem considerar fundos de previdência Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) devido à vantagem tributária.

Fundos de investimento ou Exchange Traded Funds (ETFs) de renda fixa podem oferecer ganhos superiores para quem mantém o valor aplicado por mais tempo. Tesouro IPCA+ e fundos multimercados conservadores também surgem como alternativas para preservar o poder de compra e proteger a carteira da inflação.

No fim de ano, planejar o destino do 13º salário amplia as possibilidades de organização financeira e fortalece metas para o próximo ano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;