Uma representação do novo parque temático da Disney na Ilha Yas, em Abu Dhabi.

CNBC Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi

Minhas Finanças

De restaurante familiar a rede de delivery: veja a trajetória da MTG Foods

Publicado 06/05/2025 • 12:40 | Atualizado há 1 dia

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Matsuri To Go Foods, atual MTG Foods, nasceu como um restaurante de comida japonesa no Paraná. Fundada por Emico Koyama, a empresa iniciou as atividades em Maringá e depois se transferiu para Londrina.
  • A pandemia de Covid-19 afetou diretamente o modelo de negócios, baseado no atendimento presencial. Emico relatou que a empresa enfrentou dificuldades de gestão e precisou de apoio para se reorganizar.

A Matsuri To Go Foods, atual MTG Foods, nasceu como um restaurante de comida japonesa no Paraná. Fundada por Emico Koyama, a empresa iniciou as atividades em Maringá e depois se transferiu para Londrina. Segundo Emico, a ideia de mudar de cidade surgiu da necessidade de reconstruir a vida da família.

“Quando eu fui de Maringá para Londrina, inaugurei alguns restaurantes e, por nove ou dez anos consecutivos, fomos considerados os melhores de comida japonesa em Londrina”, afirmou a fundadora em entrevista ao Real Time, do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC.

Leia também:

Impacto da pandemia e reestruturação

A pandemia de Covid-19 afetou diretamente o modelo de negócios, baseado no atendimento presencial. Emico relatou que a empresa enfrentou dificuldades de gestão e precisou de apoio para se reorganizar. “Nós tivemos bastante dificuldade, onde o Rafael veio para ajudar a mim e meu marido na gestão do negócio”, contou.

Rafael Koyama, que tinha 7 anos na época da mudança para Londrina, assumiu a liderança da gestão em 2020, durante a crise sanitária. Ele explicou que o delivery já apresentava crescimento no Brasil e a pandemia acelerou esse processo.

“O nosso olhar de mudar o modelo de negócio foi justamente aproveitar aquele cenário e acelerar a nossa atuação no delivery”, disse o CEO.

Adaptação da experiência presencial para o delivery

A proposta da MTG Foods foi levar para a casa dos clientes elementos da experiência que o restaurante oferecia presencialmente. Rafael relatou que, desde o início do delivery, as embalagens incluíam uma playlist do Spotify com músicas que tocavam no restaurante e mensagens assinadas pelos pais na tampa da caixa. “O sucesso do delivery foi replicar a experiência positiva dos restaurantes via entrega”, avaliou.

Crescimento e operação atual

Com a mudança de estratégia, a MTG Foods expandiu a atuação e inaugurou novas operações. Emico destacou que, com a visão de gestão de Rafael e a experiência da família na área de produtos, a empresa conseguiu atravessar o período crítico.

“Não tivemos outra opção a não ser unir as nossas forças e talentos para fazer dar certo”, resumiu.

Hoje, a rede conta com 38 operações no modelo delivery. Segundo Rafael, a expectativa é encerrar o ano com mais de 70 operações, somando as marcas Matsurico, de comida japonesa, e MOC de PK, de comida havaiana.

Cozinha central e padrão de qualidade

Para manter o padrão de qualidade, a empresa criou uma cozinha central em Londrina, onde são produzidos os molhos utilizados no preparo dos pratos.

“O que dá o grande diferencial no sushi é o tempero do arroz, que é guiado pelo nosso molho sul, produzido na nossa indústria em Londrina”, explicou Rafael.

Investimento em formação de lideranças

O CEO destacou ainda que o crescimento sustentável da rede passa pelo desenvolvimento de pessoas. Desde o ano passado, a empresa vem investindo na formação de novos líderes e no crescimento de profissionais que já atuam na operação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Minhas Finanças