Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Super Bowl atrai público recorde de 127,7 milhões de espectadores
Sam Altman diz que conselho da OpenAI não recebeu “nada oficial de Elon”
Amazon abre loja de produtos de beleza e cuidados pessoais na Itália como parte da expansão física
Publicado 13/11/2024 • 09:20
KEY POINTS
Imagem de um casal em um encontro
Reprodução Pexels
Abordar o tema dinheiro em um encontro ou em um novo relacionamento pode ser um assunto delicado para muitas pessoas. Segundo uma pesquisa da The Balance, realizada em 2022, 44% dos adultos afirmaram que não aceitariam ir a um segundo encontro com alguém que falasse sobre dinheiro no primeiro.
Na última temporada do reality show de namoro da Netflix “Casamento às Cegas” um participante homem rapidamente chamou a atenção de várias concorrentes femininas ao dizer que era rico.
O programa reúne um grupo de homens e mulheres que se conhecem sem se ver — ou seja, eles podem se ouvir, mas não podem se olhar. O objetivo é formar um par e ficar noivo, e só nesse momento que o casal se vê pela primeira vez.
No reality, Leo Baudy, de 31 anos, afirmou que deseja encontrar uma mulher que não esteja interessada nele apenas por sua fortuna, mas ele também foi rápido em dizer às participantes que ganha muito dinheiro – grande parte dele, segundo o participante, herdado.
Embora Baudy tenha conseguido dar um “match” no programa, suas declarações contraditórias geraram críticas nas redes sociais. “Se Leo não quer que as garotas saiam com ele apenas por sua riqueza e carreira, por que ele menciona isso constantemente?”, questionou um usuário na plataforma X.
“Especialistas em namoro e etiqueta recomendam que se evite discussões financeiras no primeiro encontro, mas dizem que esse é um tópico importante para os casais que pensam em relacionamento a longo prazo. Esse é um ponto sensível para indivíduos com questões não resolvidas em relação ao dinheiro — seja porque têm muito dinheiro ou porque têm pouco.
Veja algumas dicas de como abordar o assunto de maneira elegante:
Para algumas pessoas, dívidas ou falta de educação financeira podem ser impeditivos em um parceiro (a). No entanto, trazer à tona o tema assim que você se encontra com alguém pela primeira vez pode ser estranho e pouco atraente.
“Especialmente quando você está namorando, você não quer que o dinheiro seja um grande segredo, mas também não quer começar com algo como: aqui está meu limite de cartão de crédito”, aconselha Lindsay Bryan-Podvin, terapeuta financeira, em entrevista ao CNBC Make It.
Em vez de fazer perguntas diretas ou compartilhar seu próprio caso específico, como Baudy, Podvin sugere introduzir tópicos de conversa que possam te dar dicas. Isso pode incluir perguntas básicas, como onde a pessoa trabalha ou em qual parte da cidade mora, “mas também questões como, ‘Qual foi a sua viagem favorita que você fez este ano?’ ou ‘Para onde você espera viajar este ano?’”.
Você também pode tentar perguntar sobre objetivos gerais, como se a pessoa deseja comprar uma casa ou se mudar para outra cidade, diz a terapeuta.
Esses tipos de perguntas podem dar pistas sobre a situação financeira e hábitos de consumo da pessoa, além de esclarecer o estilo de vida que leva.
Algumas pessoas podem ser reservadas e relutantes em compartilhar questões sobre dinheiro. Em vez de supor que as pessoas têm intenções ruins, Bryan-Podvin sugere uma comunicação transparente e respeitosa sobre o tema. “Existem maneiras diferentes de comunicar as coisas sem que seja tão grosseiro ou desagradável”.
Para Podvin, é útil para o parceiro (a) entender de onde você está vindo quando começa a falar sobre questões como dividir contas e estabelecer metas juntos.
“Muitas vezes, a grande preocupação é: ‘Se eu falar sobre [dinheiro], as pessoas vão achar que sou estranho’”, diz. “Mas, frequentemente, quando não falamos sobre isso, presumimos que a outra pessoa pode ler nossa mente, e então ficamos bravos quando a interpretação dela não coincide com nossos reais pensamentos”, completa a terapeuta.
Mais lidas
Avião colide com veículo na pista, e passageiros registram saída da aeronave; veja os vídeos
Bradesco adquire 50% do Banco John Deere, de olho em agronegócio e construção
OiTV é vendida por R$ 30 milhões
Carrefour Brasil anuncia plano de fechamento de capital
Airbus estuda novos assentos, de dois níveis intercalados, em seus aviões