Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Publicado 05/07/2025 • 12:23 | Atualizado há 6 horas
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 05/07/2025 • 12:23 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Regra dos 90 segundos' pode servir para viver uma vida melhor e mais plena.
Canva Images.
O filho de Mo Gawdat, Ali, tinha 21 anos quando faleceu devido a negligência médica durante uma cirurgia de apendicite de rotina em 2014. Gawdat ficou devastado, confuso e em um estado de choque palpável. Então, 17 dias depois, ele começou a escrever um livro sobre como ser feliz, em homenagem ao seu filho.
Gawdat pesquisa a ciência da felicidade há mais de 20 anos, de uma perspectiva lógica e filosófica, usando diagramas de fluxo e fórmulas para chegar à raiz da infelicidade. Há algum tempo, ele aprendeu um hábito que pode ajudar quase instantaneamente a encontrar alegria e satisfação.
Chama-se a regra dos 90 segundos, contou Gawdat no podcast “High Performance” em 17 de junho. Quando algo irritante ou estressante acontece na sua vida, dê a si mesmo um minuto e 30 segundos para se sentir chateado. Depois, escolha focar em outras coisas.
Leia também:
O hábito é baseado em uma percepção que Gawdat aprendeu com a neurocientista formada em Harvard, Jill Bolte Taylor, que descobriu que leva apenas 90 segundos para que os hormônios do estresse e raiva, como cortisol e adrenalina, sejam eliminados do corpo.
“Mas o que acontece é que você repete o pensamento na sua cabeça e renova seus 90 segundos,” disse Gawdat, que foi diretor de negócios do Google X, o laboratório de inovação da empresa, de 2015 a 2018. “Você repete inconscientemente e renova seus 90 segundos. Enquanto na realidade, o que você tem após esses 90 segundos é um espaço… [que] permite que você diga: ‘Agora, o que vou fazer?'”
Ser cortado no trânsito, por exemplo, pode ser realmente irritante. Você pode gritar ou xingar atrás do volante, ou até mesmo baixar o vidro para dar uma bronca no outro motorista. Mas ficar remoendo a situação, contando para todo mundo o que aconteceu quando chegar no escritório, não vai mudar nada. Então, e se você respirasse fundo, ligasse sua música favorita e cantasse junto?
Para se recuperar mais rapidamente dos contratempos da vida, Gawdat se faz três perguntas, ele disse:
“Noventa por cento das coisas que nos deixam infelizes nem sequer são verdadeiras. Como quando seu parceiro diz algo doloroso… seu cérebro está te dizendo que eles não te amam mais,” disse Gawdat. “Isso não é verdade.”
Se sua resposta à pergunta número 1 for “não”, deixe pra lá. Se for “sim”, vá para a pergunta número 2 e faça o mesmo. Se houver algo que você possa fazer a respeito, faça, ele disse. Se não, entre em “aceitação comprometida” — ou seja, reconheça o que aconteceu e aceite isso como seu novo normal.
Criar novos hábitos pode ser difícil, especialmente quando você está emocionalmente abalado. Em um estudo de 2009, a pesquisadora de psicologia Phillippa Lally descobriu que pode levar de 18 a 254 dias para formar um hábito, dependendo da pessoa e de suas circunstâncias.
Mas estar consciente de como você responde aos momentos difíceis da vida é o primeiro passo para ser mais feliz e realizado, diz Gawdat.
“A vida não está nem aí para você,” disse Gawdat no podcast “A Bit of Optimism” de Simon Sinek em 24 de junho. Ela te coloca em situações boas e ruins, e deixa você descobrir o resto. “É sua escolha, como você reage a cada uma delas… É sua escolha definir suas expectativas de forma realista.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump assina cartas tarifárias para 12 países
BNDES: Fundo Clima já recebeu US$ 2 bi e em 2025 será colocado igual valor, diz Nelson Barbosa
"Brics segue como fiador de um futuro promissor", diz Lula em fórum empresarial do Brics
Pesquisador da felicidade compartilha sua 'regra dos 90 segundos' para viver uma vida melhor e mais plena
Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado