Médico nutrólogo Thiago Volpi orienta executivos sobre longevidade; veja dicas
Publicado 14/04/2025 • 17:04 | Atualizado há 2 dias
OpenAI considera criar rede social para competir com X, de Elon Musk
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, considerou separar o Instagram do Facebook em 2018
Gigante do petróleo BP é vista como alvo ideal de aquisição
Tarifas de Trump liquidaram títulos do Tesouro dos EUA, mas quem está por trás da venda desses papeis?
Trump ‘destrói’ credibilidade com aliados e beneficia China, diz ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton
Publicado 14/04/2025 • 17:04 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Executivos de alto escalão têm buscado cada vez mais formas de manter a saúde e a produtividade em meio à rotina intensa. Em entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o médico nutrólogo Thiago Volpi explicou como a alimentação, suplementação e outros fatores impactam diretamente na energia e no desempenho profissional.
“O executivo tem que manter uma alimentação que fornece energia contínua para ele e que hoje o nível de demanda que a nossa sociedade nos pede é o nível de demanda que ele precisará suplementar para conseguir entregar isso”, afirmou.
Volpi citou suplementos utilizados com frequência por esse público. “A creatina é um suplemento que muita gente acha que é somente pro exercício. A creatina também ajuda na nossa cognição. Só que se a pessoa tiver com déficit de sono, ela não tem que usar 5 gramas, ela tem que usar 20 gramas”, disse. Segundo ele, o solo brasileiro é pobre em magnésio, o que torna sua reposição necessária. Outros compostos citados incluem coenzima Q10, vitamina D e ômega-3.
Ao falar sobre o processo de envelhecimento, o nutrólogo explicou: “À medida que nós envelhecemos, a nossa mitocôndria, que produz energia, vai ficando mais fraca. Ela passa a não conseguir nos dar energia necessária para que a gente continue vivendo em alta performance e a coenzima Q10 pode nos ajudar nisso.”
Sobre o conceito de longevidade, ele destacou: “Eu não estou falando só em ver muitos e muitos anos, mas em se sentir jovem por muito tempo. Em viver numa idade produtiva há muito tempo.”
Ao ser questionado sobre o café da manhã, o nutrólogo explicou que prioriza refeições com proteínas e gorduras boas. “Por exemplo, ovos mexidos com abacate podem ser muito bons. Você colocar um pouco de algum vegetal com azeite são cafés da manhã que vão aumentar a saciedade ao longo do dia.” Ele também mencionou o jejum intermitente como uma técnica válida: “Se você faz jejum intermitente, é uma técnica que aumenta sua chance de controlar o peso e que comprovadamente tem alguns efeitos de detoxificação. Ela limpa nossas células e nos faz viver mais.”
O médico estruturou sua abordagem de atendimento com base em sete pilares para saúde e performance: alimentação, treino, sono, saúde mental, suplementação, práticas naturais e conexão humana. “As pessoas às vezes não dão tanta importância pros músculos. Quanto mais forte uma pessoa é, menor a chance dela ter uma demência à medida que ela envelhece.”
Quanto ao sono, apontou como o pilar mais negligenciado entre os executivos: “Todo mundo acha que vai produzir mais se dormir uma hora menos, e a realidade que os estudos mostram é exatamente o contrário”, afirmou.
A saúde mental também foi destacada. “É importante você saber gerenciar o estresse. Meditação pode ajudar. E se você tem um transtorno ansioso ou depressão, é importante que você se trate”, disse. Sobre o consumo de álcool, Volpi afirmou: “A ideia de que o vinho pode nos ajudar a ser mais longevos ou melhorar a nossa saúde já foi refutada. Mais que quatro doses por semana, você já irá ter seus fluxos sanguíneos cerebrais modificados.”
O nutrólogo alertou para o excesso de informações nas redes sociais sobre saúde e suplementação. “A principal coisa é procurar um profissional para te orientar. A suplementação será diferente, diferentes doses para cada indivíduo. Até o momento de vida do indivíduo influencia.” Segundo ele, exames genéticos e de microbiota intestinal também são ferramentas importantes na personalização do tratamento. “Nós temos mais bactérias dentro do nosso corpo do que células. Se fôssemos pensar, somos mais alienígenas até do que humanos.”
Para finalizar, deixou um conselho: “Feito é melhor que perfeito. Faça o que estiver ao seu alcance. Às vezes, por não conseguirem fazer tudo perfeito, as pessoas se travam. Se você ouvir alguma coisa de mim que você pode mudar, mude, mesmo que outras coisas você não consiga.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Apesar de tarifaço, PIB da China supera expectativas e cresce 5,4% no 1º trimestre
China pede a Trump para "parar de ameaçar e chantagear"
China substitui principal negociador de comércio internacional enquanto negociações com Washington estagnam
A Embraer pode pegar o vácuo da Boeing na China? Não sem turbulência
Casa Branca diz que China está sujeita a tarifação de até 245% em caso de retaliação