Trump promete colocar uma bandeira dos EUA em Marte, retomar controle do Canal do Panamá e mudar nome do Golfo
Publicado 20/01/2025 • 14:32 | Atualizado há 3 meses
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Trump quer que as montadoras transfiram a produção de veículos para os EUA. Não é tão simples assim
5 citações: Elon Musk sobre cronograma de robotáxis, robôs Optimus, tarifas, energia e o futuro da Tesla
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Publicado 20/01/2025 • 14:32 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira (20) como o 47º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia realizada na Rotunda do Capitólio, em Washington, DC. Em seu discurso, Trump prometeu que os EUA voltarão a ser respeitados globalmente.
“A era de ouro dos Estados Unidos começa agora. A partir de hoje, o país será respeitado em todo o mundo”, declarou o republicano, que retorna à Casa Branca após seu primeiro mandato entre 2017 e 2021, sucedido por Joe Biden.
Leia também:
Trump afirmou que sua gestão colocará os interesses nacionais como prioridade. “Não vamos permitir que tirem vantagem de nós, não mais. Vamos colocar os EUA em primeiro lugar”, disse.
Ele também afirmou que o país pretende retomar o controle do Canal do Panamá. Em um discurso logo após tomar posse, o republicano acusou os panamenhos de violarem a neutralidade do canal ao cobrar preços elevados aos americanos, incluindo a Marinha.
“E acima de tudo, a China está operando o Canal do Panamá e nós não o demos à China. Nós o demos ao Panamá. E nós o tomaremos de volta”, disse o presidente.
Trump também anunciou, em sua fala, que mudará o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.
Ele usou a teoria do “destino manifesto”, que justificou a expansão dos EUA no passado, mas desta vez nas estrelas e afirmou que astronautas vão fincar uma bandeira “de estrelas e listras” (ou seja, dos EUA) em Marte.
O presidente destacou ainda a importância de restaurar o orgulho, a soberania e a segurança da nação. “Seremos novamente um país rico, mais forte e excepcional do que antes. A partir de agora, os EUA têm a oportunidade de vivenciar essa transformação”, afirmou.
Mais cedo, Trump prometeu que vai deportar “milhões” de imigrantes em situação irregular. “Primeiramente, vou decretar emergência nacional em nossa fronteira sul”, disse. De acordo com o presidente, todas as entradas ilegais serão bloqueadas imediatamente. “Iniciaremos o processo de envio de milhões e milhões de criminosos estrangeiros para os locais de onde vieram.”
O presidente tentou culpar os democratas pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 –naquela ocasião, uma multidão de apoiadores de Trump atacaram o prédio do Congresso em uma tentativa de dar um golpe de Estado.
Nesta segunda-feira, ele afirmou que ofereceu soldados à presidente do Congresso na época, Nancy Pelosi, que teria recusado a oferta. “Talvez eles (democratas) quisessem que isso tivesse acontecido”, afirmou.
Sobre a alta de preços no país — com uma inflação anual de 2,9% registrada em 2024 —, Trump garantiu que medidas serão adotadas para reduzir os custos e devolver estabilidade à economia.
Trump também relembrou o atentado a tiros sofrido em um comício na cidade de Butler, no estado da Pensilvânia. “Tentaram acabar com a minha vida, mas acredito que fui salvo por um bom motivo”, declarou. “Fui salvo por Deus para tornar os Estados Unidos um grande país novamente.”
___
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
China desmente negociações comerciais com os EUA e pede cancelamento de tarifas “unilaterais”
União Brasil e PP formam federação partidária e podem ter a maior bancada da Câmara dos Deputados
Trump busca 'acordo justo' com a China, mas caminho é incerto
Guerra comercial: Trump ataca universidades, China usa educação como vantagem estratégica