CNBC
Nvidia modifica chip H20 para China

CNBCSmartphones devem ficar mais caros no mundo todo em 2026. Como a IA tem culpa nisso

Mundo

Agricultores europeus terão salvaguarda em possível acordo com Mercosul

Publicado 16/12/2025 • 10:48 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Apoiadas por 431 votos contra 161, essas medidas de salvaguarda preveem o monitoramento de produtos sensíveis — como carne bovina, aves e açúcar — e a possível reintrodução de tarifas alfandegárias em caso de desestabilização do mercado.
  • Os eurodeputados querem que a Comissão Europeia intervenha caso o preço de um produto do Mercosul seja pelo menos 5% inferior ao da mesma mercadoria na UE e o volume de importações isentas de tarifas aumente mais de 5%. A proposta inicial fixava esses limites em 10%.
  • O tratado favoreceria as exportações europeias de automóveis, máquinas, vinhos e destilados. Em contrapartida, facilitaria a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja sul-americanos, o que preocupa os produtores locais.

Frederick Florin / AFP

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (16) medidas de proteção reforçadas para os agricultores europeus, visando limitar o potencial impacto do acordo de livre-comércio com os países do Mercosul.

Apoiadas por 431 votos contra 161, essas medidas de salvaguarda preveem o monitoramento de produtos sensíveis (como carne bovina, aves e açúcar) e a possível reintrodução de tarifas alfandegárias em caso de desestabilização do mercado.

Isso, no entanto, não deve ser suficiente para obter o sinal verde da França. Paris pediu à UE que adie a assinatura do acordo comercial, que Bruxelas gostaria de firmar no Brasil já neste sábado.

Leia também: Acordo comercial entre UE e Mercosul ameaçado às vésperas da assinatura; saiba por quê

O Parlamento Europeu optou por uma proteção mais rigorosa do que a aprovada pelos Estados-membros. Os eurodeputados querem que a Comissão Europeia intervenha caso o preço de um produto do Mercosul seja pelo menos 5% inferior ao da mesma mercadoria na UE e o volume de importações isentas de tarifas aumente mais de 5%. A proposta inicial fixava esses limites em 10%.

Agora, os Estados e o Parlamento Europeu tentarão chegar a um consenso sobre esse ponto.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europaia, ainda espera assinar o tratado de livre-comércio durante a cúpula do Mercosul neste sábado (20), na cidade brasileira de Foz do Iguaçu. Porém, a presidente da Comissão precisa antes do aval dos Estados-membros.

Em meio a mobilizações do setor agrícola, a França aumentou a pressão ao pedir o adiamento da votação para 2026. A Alemanha, por sua vez, defendeu a assinatura do tratado ainda esta semana.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;