Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Atentado na Alemanha: “Evento terrível e trágico”, diz chanceler alemão Olaf Scholz
Publicado 21/12/2024 • 12:10 | Atualizado há 9 meses
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 21/12/2024 • 12:10 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Carro avança sobre multidão em mercado na Alemanha.
Reuters.
Autoridades da Alemanha confirmaram neste sábado (21) que subiu para cinco o número de mortos em um ataque ocorrido na sexta-feira (20) à noite, quando um carro avançou contra a multidão em um mercado de Natal em Magdeburgo, cidade no leste do país. Mais de 200 pessoas ficaram feridas, incluindo dezenas em estado grave.
O veículo percorreu cerca de 360 metros por uma estreita rua repleta de visitantes antes de ser contido. “Este é um evento terrível e trágico”, declarou o chanceler alemão Olaf Scholz, diretamente de Magdeburgo. Ele destacou que cerca de 40 feridos estão um quadro crítico.
O motorista, identificado como um médico saudita de 50 anos residente na Alemanha desde 2006, foi detido pela polícia. Segundo o primeiro-ministro do estado da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, o suspeito agiu sozinho, e não há indícios de outras ameaças à população. As motivações do ataque permanecem desconhecidas.
Entre as vítimas estão adultos e uma criança, com possibilidade de novas mortes devido à gravidade dos ferimentos. Tamara Zieschang, ministra do Interior da Saxônia-Anhalt, descreveu o incidente como “um dos dias mais sombrios” para Magdeburgo e toda a região.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o carro, um veículo alugado, atinge diversas pessoas em alta velocidade. Testemunhas relataram cenas de pânico. “Tudo aconteceu de repente: ouvi um barulho metálico e vi o carro avançando sem frear. As pessoas começaram a gritar e correr”, contou Liam Clowes, que estava no local.
Após o incidente, a polícia divulgou uma linha direta para familiares das vítimas e informou que o mercado de Natal permanecerá fechado devido à “ampla operação policial”. Uma cerimônia em memória das vítimas será realizada neste sábado, às 19h, na Catedral de Magdeburgo.
A tragédia reacendeu debates sobre imigração descontrolada na Alemanha. O país se prepara para eleições antecipadas em fevereiro, após a queda do governo de Scholz. Em setembro, o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve avanços históricos, e líderes como Geert Wilders, da Holanda, associaram o ataque ao tema da segurança de fronteiras.
Enquanto isso, cidades como Nova York reforçaram a segurança em seus mercados natalinos por precaução. Não há indícios de ameaças diretas fora da Alemanha, mas o alerta internacional foi elevado após o episódio.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês