CNBC
Homem acompahando gráficos de ações na B3

CNBCInabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?

Mundo

“Ameaças tarifárias são inaceitáveis”, diz Macron após pressão de Trump sobre Groenlândia

Publicado 17/01/2026 • 18:05 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Emmanuel Macron afirmou que países europeus responderão de forma coordenada caso os Estados Unidos confirmem a imposição de tarifas comerciais.
  • Declaração ocorre após Donald Trump ameaçar aplicar tarifas a países europeus que não apoiem a anexação da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.
  • Militares de países europeus participam de exercícios na região do Ártico em demonstração de apoio à soberania dinamarquesa.
FNSEA critica tom “positivo” de Macron sobre o acordo Mercosul-UE.

Foto: GEERT VANDEN WIJNGAERT/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

NLD - OTAN/CÚPULA/MACRON - INTERNACIONAL - O presidente francês Emmanuel Macron discursa durante uma coletiva de imprensa realizada durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Haia, na Holanda, nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025.

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse neste sábado (17) que “ameaças tarifárias são inaceitáveis”. A declaração foi dada em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas a oito países europeus, entre eles a França, caso estas nações não apoiem a pretensão de anexar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. Macron acrescentou que os europeus vão responder de maneira coordenada.

“A França está comprometida com a soberania e a independência das nações, na Europa e em qualquer outro lugar”, disse Macron em postagem no X. “As ameaças tarifárias são inaceitáveis e não têm lugar neste contexto. Os europeus responderão de forma unida e coordenada caso sejam confirmadas. Nós vamos garantir que a soberania europeia seja respeitada”, destacou.

Leia também:

De acordo com o presidente francês, é com base nos princípios de soberania e independência das nações, e no compromisso do país com as Nações Unidas e sua Carta, que a França decidiu participar “no exercício organizado pela Dinamarca na Groenlândia“. Militares de vários países europeus – entre eles França, Alemanha, Reino Unido, Noruega e Suécia – chegaram nesta semana à Groenlândia, em uma demonstração de apoio à Dinamarca, país membro da OTAN, e contra as ameaças de anexação de Trump.

“Assumimos plenamente esta decisão, porque a segurança está em jogo no Ártico e nas regiões mais remotas da nossa Europa”, declarou Macron. “Nenhuma intimidação ou ameaça nos influenciará – nem na Ucrânia, nem na Groenlândia, nem em qualquer outro lugar do mundo quando nos depararmos com tais situações”, ressaltou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;