Best Buy corta vendas anuais e projeção de lucro, já que as tarifas aumentam o custo dos eletrônicos
Publicado 29/05/2025 • 12:11 | Atualizado há 19 horas
Tarifas de Trump são restabelecidas por tribunal de apelações – por enquanto
SpaceX alerta moradores que podem perder direito de ‘usar suas propriedades’ na Starbase
Rivalidade entre Musk e Altman em IA complica negociações de Trump no Oriente Médio
Ações da Gap despencam enquanto a varejista afirma que tarifas custarão centenas de milhões
Boeing retomará entregas de aviões para China e aumentará a produção do 737 Max, diz CEO
Publicado 29/05/2025 • 12:11 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
Loja Best Buy, em Nova Iorque.
Unsplash
A Best Buy nesta quinta-feira (29) não atingiu as expectativas de receita trimestral e reduziu sua projeção de vendas e lucro para o ano inteiro, já que tarifas mais altas elevam os custos de muitos eletrônicos de consumo que vende.
Para o ano fiscal de 2026, a varejista afirmou que agora espera uma receita de US$ 41,1 bilhões a US$ 41,9 bilhões, abaixo da faixa anterior de US$ 41,4 bilhões a US$ 42,2 bilhões. A empresa afirmou que espera que o lucro ajustado por ação fique entre US$ 6,15 e US$ 6,30, em comparação com a projeção anterior de US$ 6,20 a US$ 6,60.
Na teleconferência de resultados da empresa, a CEO Corie Barry afirmou que a perspectiva da empresa prevê que as tarifas permanecerão nos níveis atuais e que não há “nenhuma mudança material no comportamento do consumidor em relação às tendências que observamos nos últimos trimestres”.
“Como vocês podem imaginar, e com base em nosso histórico, continuaremos a planejar cenários e nos ajustar com agilidade à medida que a situação evolui”, disse ela.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
“A principal vítima das tarifas do Trump é o próprio consumidor americano”, diz economista
Barry afirmou que a Best Buy está aumentando alguns preços para cobrir custos relacionados a tarifas, mas chamou isso de “último recurso” após tomar outras medidas para compensar despesas mais altas. Ela não especificou na teleconferência de resultados quais itens poderiam acabar custando mais aos consumidores.
Os relatórios de resultados do primeiro trimestre destacaram o quão disruptiva a política comercial em constante evolução de Trump tem sido para muitas empresas americanas que dependem de uma cadeia de suprimentos global. A Best Buy se junta a outras nos EUA: a confiança do consumidor em maio foi muito mais forte do que esperado devido ao otimismo em relação aos acordos comerciais com empresas como Abercrombie & Fitch e Macy’s na redução de sua previsão de lucro esta semana devido às tarifas. Outras empresas, como a E.l.f. Beauty, se recusaram a fornecer projeções para o ano inteiro devido às tarifas.
Barry destacou as prioridades estratégicas da Best Buy para o ano que ajudarão a empresa a aumentar os lucros e controlar os custos. Ela disse que a empresa pretende melhorar a experiência do cliente para conectar melhor seus negócios digitais e em loja, lançar e expandir seus negócios de marketplace e publicidade de terceiros e aumentar a eficiência “para financiar investimentos estratégicos e compensar as pressões”.
Veja como a empresa de eletrônicos de consumo se saiu em comparação com o que Wall Street esperava para o primeiro trimestre fiscal da empresa, com base em uma pesquisa de analistas feita pela LSEG:
As ações caíram quase 3% no pré-mercado.
O lucro líquido da Best Buy no trimestre encerrado em 3 de maio caiu cerca de 18%, para US$ 202 milhões, ou 95 centavos por ação, ante US$ 246 milhões, ou US$ 1,13 por ação, no mesmo período do ano anterior. Excluindo despesas extraordinárias, incluindo despesas de reestruturação da unidade Best Buy Health, a empresa reportou lucro de US$ 1,15 por ação.
A receita do primeiro trimestre caiu para US$ 8,85 bilhões no mesmo período do ano anterior.
As vendas comparáveis, definidas pela Best Buy como receita de vendas online e lojas abertas há pelo menos 14 meses, caíram 0,7% em relação ao ano anterior. Nos EUA, as vendas comparáveis também caíram 0,7% em relação ao ano anterior, já que os consumidores compraram menos home theaters, eletrodomésticos e drones do que no ano anterior. A empresa afirmou que a fraqueza nessas categorias foi parcialmente compensada pelo crescimento nas categorias de informática, celulares e tablets.
A Best Buy é um nome observado de perto quando se trata do impacto das tarifas, já que vende iPhones, TVs, laptops, eletrodomésticos e muitos outros eletrônicos de consumo que tendem a ser fabricados na China ou em outras partes da Ásia. É por isso que Barry disse em uma teleconferência de resultados de março que a varejista provavelmente teria que aumentar os preços devido às tarifas.
No entanto, Barry afirmou em uma teleconferência de resultados na quinta-feira que o mix de importações da Best Buy mudou nos últimos meses. A China continua sendo uma importante fonte de mercadorias, mas o país agora responde por 30% a 35% de suas mercadorias, em comparação com a métrica de 55% divulgada em sua teleconferência de resultados de março.
Cerca de 25% de suas mercadorias vêm dos EUA ou do México, que não têm tarifas devido à produção doméstica ou isenções, disse ela. Os cerca de 40% restantes vêm de outras áreas, incluindo Vietnã, Índia, Coreia do Sul e Taiwan, que estão sujeitos a uma tarifa de 10%.
Os EUA atualmente têm uma tarifa de até 30% sobre as importações da China, enquanto produtos, segundo o Acordo Estados Unidos-México-Canadá, estão isentos da taxa de 25% imposta pelo governo Trump ao México. Não está claro agora como essas taxas mudarão depois que um tribunal comercial federal derrubou muitas das tarifas de Trump na quarta-feira (29).
Na teleconferência de resultados de quinta-feira, Barry descreveu as maneiras pelas quais a Best Buy está se ajustando às tarifas atuais, embora reconhecendo que o cenário pode mudar após a decisão judicial. A grande maioria do que a varejista vende — cerca de 97% ou 98% de suas mercadorias — é importada por fornecedores, e não diretamente pela empresa.
A Best Buy incentivou os fornecedores a fabricarem em vários países, negociou custos mais baixos e ajustou o mix de produtos que comercializa, disse ela.
No fechamento de quarta-feira, as ações da Best Buy acumulavam queda de quase 17% neste ano. Isso fica atrás do desempenho praticamente estável do S&P 500 no acumulado do ano. As ações da Best Buy fecharam a US$ 71,52 na quarta-feira, elevando o valor de mercado da empresa para US$ 15,14 bilhões.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
“O país está cansado de aumento de impostos”, diz Hugo Motta sobre elevação do IOF
JBS USA investirá US$ 135 milhões em nova fábrica de linguiças em Iowa
Setor de bares e restaurantes registra queda de 1,6% nas vendas em abril, diz Abrasel-Stone
'Hoje somos muito mais que uma corretora', diz CEO da Foxbit sobre expansão do grupo no setor cripto
‘Levamos a essência do Rio para o mundo’, afirma CMO sobre expansão internacional da Granado