Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasileira J&F é uma das empresas em melhor posição para uma Venezuela pós-Maduro
Publicado 03/01/2026 • 20:36 | Atualizado há 1 dia
Presidente da Coreia do Sul inicia visita de Estado à China após lançamento de mísseis norte-coreanos
‘Poderia ter sido minha filha’: O luto e o alívio dos pais após incêndio na Suíça
Trump ordena desfazer compra de ativos de chips por empresa ligada à China
Gigante eólica entra na Justiça contra governo Trump após prejuízo bilionário; entenda
No Vale do Silício da China, Hangzhou desenvolve robôs e apps avançados ao mesmo tempo
Publicado 03/01/2026 • 20:36 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Foto: Repsol, licenciada como CC BY-NC-SA 2.0/Flickr.
A captura de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, pelos Estados Unidos, deve forçar o realinhamento de forças na América Latina. Empresas americanas devem ser as principais beneficiadas, mas grupos regionais, como o brasileiro J&F, também podem ser beneficiados.
Isso porque, em 2023, a holding da família Batista comprou a Fluxus, uma empresa de energia. Fundada por Ricardo Savini – ex-CEO da 3R Petroleum -, Jorge Lorenzón e Vitor Abreu, a companhia é a porta de entrada da J&F no mundo do petróleo na América Latina.
Em geral, a J&F atua em diferentes setores. Entre eles, o de alimentos (JBS), celulose (Eldorado), mineração (LHG Mining), finanças e tecnologia (PicPay, Banco Original), comunicação (Canal Rural) e cosméticos (Flora).
Leia mais: Trump: petroleiras dos EUA vão operar na Venezuela
No dia 29 de novembro de 2023, a companhia entrou em acordo com o Grupo J&F para venda de 100% de suas ações, segundo o site oficial da Fluxus. Fundada por Savini, ex-CEO da 3R Petroleum, no início de 2023, a companhia teve seu controle vendido para o grupo J&F antes de completar 12 meses de atividade.
Com a entrada do Grupo J&F no capital da Fluxus, a empresa fortalece sua estrutura de capital para iniciar as operações nos campos Centenário e Ramos, na Argentina. Nesse sentido, caso todas as condições precedentes sejam cumpridas pelas partes, devem continuar o processo de montagem de portfólio de ativos de produção e exploratório, no Brasil e em toda a América Latina.
Vale citar que, em 2024, a Fluxus comprou a Pluspetrol, na Argentina, quando foram garantidas as operações no campo de Centenário e no campo de Ramos, ambos na província de Salta. Nesse caso, o atrativo estava nos números: 9.325 barris equivalentes de óleo produzidos diariamente, 1,3 milhão de metros cúbicos de gás e 1.365 barris de petróleo.
Em seguida, a empresa movimentou-se para aumentar os investimentos em diversos países. Entre eles, o Brasil, Venezuela, Bolívia, Argentina e Peru. Desde então, o objetivo é aumentar em 10 vezes a produção diária de gás natural, passando de 100 mil metros cúbicos para 1,1 milhão de metros cúbicos no país.
Para que a ideia se concretize, a Fluxus pretende investir R$ 550 milhões até 2028. Ademais, a empresa também conta com a operação de duas estações de tratamento e transporte de gás na Bolívia. Essa mesma unidade serve para o abastecimento interno do território boliviano, além do Brasil e da Argentina.
Neste cenário, quem se favorece é Âmbar Energia, empresa de geração de energia elétrica do Grupo J&F. Isso porque a Âmbar possui três usinas termelétricas que podem ser interligadas às operações da Fluxus.
A América Latina concentra 10% de toda a oferta mundial de petróleo, segundo a DNV, empresa independente de auditoria e gestão de riscos.
No Brasil, o setor de energia se beneficia do gás natural vindo da Bolívia. Na prática, são 3.150 quilômetros de gasoduto que conectam a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra e os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Leia mais: Trump sobre ataque à Venezuela; embargo petrolífero e sanções econômicas aumentaram a tensão
Além disso, de acordo com relatório da S&P Global, o mercado de eletricidade da América Latina está cada vez mais voltado para as energias renováveis. São aproximadamente 60% (37% da capacidade em energia hidrelétrica, 14% em energia eólica e 10% em energia solar), enquanto a participação no mercado global é de 37% em energia hidrelétrica, eólica e solar combinadas.
Vale citar que a América Latina produz majoritariamente energia bruta. Com isso, exporta a maioria dessa produção para a Europa, os Estados Unidos e demais países latino-americanos.
Antes do ataque dos EUA, é importante lembrar que Joesley Batista – um dos sócios proprietários do Grupo J&F – foi à Caracas, na Venezuela, no dia 3 de dezembro de 2025, tentar convencer o presidente Nicolás Maduro a pedir a renúncia do governo na tentativa de diminuir a tensão entre os EUA e a Venezuela.
Agora, um mês depois da tentativa de conversa com Maduro, Donald Trump capturou o presidente da Venezuela sob a justificativa de que o país não extrai petróleo o suficiente. Além disso, citou também outras práticas, como a campanha de violência e repressão contra a população venezuelana.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ao vivo neste sábado (3) que os EUA vão “comandar a Venezuela até que uma transição seja possível”, após a prisão do presidente Nicolás Maduro.
“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea”, afirmou Trump.
Segundo Trump, o objetivo é preparar o país para uma mudança política, com apresentação de provas criminais, investimentos em infraestrutura e, se necessário, novas ações militares. Ele ainda declarou que uma grande quantidade de evidências dos crimes atribuídos a Maduro ainda será apresentada às autoridades judiciais americanas.
Vale citar que, durante o pronunciamento, Trump acusou Maduro de patrocinar uma campanha sistemática de violência e repressão contra a população venezuelana. Segundo ele, o regime impôs sofrimento não apenas à Venezuela, mas a toda a região e, em especial, aos Estados Unidos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Zona leste de SP vai ganhar novas estações: quando a expansão da Linha 2-Verde fica pronta?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Usado por Maduro durante a captura, conjunto de R$ 1,7 mil da Nike viraliza e vendas disparam
4
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
5
Terras raras: qual o papel da Venezuela na disputa global?