CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Mundo

China inicia investigações antidumping contra semicondutores dos EUA antes de nova rodada de negociações

Publicado 13/09/2025 • 19:23 | Atualizado há 5 meses

KEY POINTS

  • A China anunciou neste sábado (13) o início de duas investigações comerciais voltadas ao setor de semicondutores dos Estados Unidos.
  • Uma das investigações apura suspeitas de dumping de chips analógicos produzidos nos EUA, usados em equipamentos como aparelhos auditivos, roteadores de wi-fi e sensores de temperatura.
  • A outra investiga possíveis práticas discriminatórias dos americanos contra produtos chineses no setor de semicondutores.

A China anunciou neste sábado (13) o início de duas investigações comerciais contra o setor de semicondutores dos Estados Unidos.

Uma apura suspeitas de dumping em chips analógicos produzidos nos EUA, usados em equipamentos como aparelhos auditivos, roteadores wi-fi e sensores de temperatura. A outra investiga possíveis práticas discriminatórias dos americanos contra produtos chineses no setor de semicondutores.

O anúncio ocorreu pouco antes de uma nova rodada de negociações bilaterais, marcada para este domingo (14), em Madri, Espanha, quando representantes de alto escalão discutirão comércio, segurança e questões econômicas.

Leia mais:
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, deve se reunir com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, para tratar de tarifas recíprocas, controle de exportações e da situação do TikTok.

As medidas chinesas seguem ações dos Estados Unidos, que adicionaram 23 empresas chinesas à lista de entidades sujeitas a restrições por supostas ameaças à segurança nacional ou aos interesses de política externa americanos. Para Pequim, essas restrições limitam o desenvolvimento da indústria de semicondutores e de softwares de inteligência artificial (IA).

Setor de semicondutores e disputas comerciais

O setor de semicondutores tornou-se central nas disputas comerciais. Os EUA restringiram o acesso da China a aceleradores de IA avançados e condicionaram licenças de hardwares menos potentes da Nvidia a negociações estratégicas. Pequim, por sua vez, já havia iniciado uma investigação sobre importações americanas de fibra óptica.

As novas investigações têm prazos distintos: a análise de dumping deve durar cerca de um ano, com possibilidade de prorrogação por até seis meses, enquanto a apuração sobre discriminação pode ser concluída em aproximadamente três meses, segundo a Bloomberg.

Autoridades americanas e representantes das empresas envolvidas, como Texas Instruments e Analog Devices, ainda não se manifestaram.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;