Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Comcast e NBCUniversal são investigadas nos EUA por iniciativas de diversidade
Publicado 14/02/2025 • 12:03 | Atualizado há 11 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 14/02/2025 • 12:03 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
A Comissão Federal de Comunicações (FCC) informou à Comcast Corp. que abrirá uma investigação sobre suas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
A FCC, responsável por regular a indústria de mídia e telecomunicações, anunciou que investigará tanto a Comcast — que opera serviços de internet, telefonia móvel e TV a cabo sob a marca Xfinity — quanto a NBCUniversal, seu braço de mídia, que engloba redes de TV aberta e a cabo, o streaming Peacock, os estúdios Universal e parques temáticos.
A carta foi enviada três semanas depois que o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para eliminar práticas de DEI nas corporações dos Estados Unidos.
A ordem determina que cada agência federal “identifique até nove investigações potenciais de conformidade civil” em empresas de capital aberto, organizações sem fins lucrativos e outras instituições.
Brendan Carr, presidente da FCC e nomeado por Trump, afirmou que iniciaria a investigação com a Comcast e a NBCUniversal por elas “cobrirem uma gama de setores regulados pela FCC.”
“Recebemos uma consulta da Comissão Federal de Comunicações e cooperaremos com a FCC para responder às suas perguntas”, afirmou um porta-voz da Comcast em um comunicado na quarta-feira. “Durante décadas, nossa empresa foi construída sobre uma base de integridade e respeito por todos os nossos funcionários e clientes.”
Carr disse na carta enviada à Comcast que estava “preocupado que a Comcast e a NBCUniversal possam estar promovendo formas prejudiciais de DEI de uma maneira que não cumpra com as regulamentações da FCC.”
A carta continua informando que “a Comcast declara em seu site que promover a DEI é ‘um valor central de nossos negócios’ e relatórios públicos indicam que a Comcast possui uma ‘infraestrutura DEI’ completa, que inclui ‘dias anuais de DEI,’ ‘treinamento DEI para líderes da empresa’ e iniciativas semelhantes.”
A carta também menciona que a NBCUniversal possui iniciativas semelhantes, “incluindo executivos especificamente dedicados à promoção de DEI nas áreas de TV e programação do negócio.”
Mais tarde, na quarta-feira, o comissário da FCC, Geoffrey Starks, emitiu uma declaração condenando a investigação e solicitando mais informações. Ele observou que, quando Carr era comissário, ele “criticar a administração anterior por agir de maneira que ‘dá à FCC um poder quase ilimitado de vetar decisões do setor privado.’”
“Pelo que sei, essa ação de fiscalização está fora da nossa competência e da nossa jurisdição. Pedi uma reunião para entender a teoria do caso do Escritório de Fiscalização, a autoridade utilizada e qualquer precedente anterior. Essa ação me causa grande preocupação,” afirmou Starks em comunicado.
Um representante da FCC não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a declaração de Starks.
A gigante dos meios de comunicação Disney está alterando seus programas de DEI, o que inclui a atualização de fatores de desempenho e a reestruturação de iniciativas e grupos de recursos para funcionários, entre outras mudanças, conforme confirmou a empresa na quarta-feira.
A emissora pública PBS está encerrando seu escritório de DEI. Um representante da PBS confirmou que esses funcionários estavam deixando a empresa, destacando que isso era necessário para se manter em conformidade com a ordem executiva de Trump.
“Continuaremos a seguir nossa missão e valores. A PBS continuará a refletir toda a América e permanecerá um lugar acolhedor para todos,” afirmou a emissora em um comunicado.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV
5
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual