Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Conheça o USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, enviado por Trump ao Caribe
Publicado 25/10/2025 • 13:25 | Atualizado há 2 horas
Esses são os empregos mais comuns nas maiores cidades dos EUA; saiba quanto eles pagam
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
EUA: taxa de inflação atinge 3% em setembro, abaixo do esperado
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Publicado 25/10/2025 • 13:25 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Facebook/USS Gerald R. Ford - CVN 78
O governo de Donald Trump enviou, na sexta-feira (24), o porta-aviões USS Gerald R. Ford, o maior do mundo e o mais moderno da frota norte-americana, ao mar do Caribe. O Pentágono afirmou que a missão tem o objetivo de “ampliar e fortalecer as capacidades existentes para interromper o tráfico de drogas e degradar e desmantelar organizações criminosas transnacionais”.
A força embarcada inclui três destróieres: USS Mahan, USS Bainbridge e USS Winston S. Churchill. Além disso, há esquadrões de caças F/A-18 e helicópteros de ataque. O grupo de ataque deve chegar à área de operações nos próximos dias, reforçando a já expressiva presença militar americana no Caribe.
Primeiro da nova geração de porta-aviões norte-americanos, o Gerald R. Ford representa um salto tecnológico em relação à classe Nimitz, que dominou os mares por quase cinco décadas.
Leia mais:
EUA realizam novo ataque na Costa da Venezuela e deixam três mortos, diz secretário de Guerra
Tarifaço: tensão na Venezuela vira risco para acordo entre EUA e Brasil
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em acordo para tarifaço: “pode ficar certo que vai ter uma solução”
A embarcação tem 337 metros de comprimento, desloca cerca de 100 mil toneladas e é movida por dois reatores nucleares A1B, capazes de gerar energia suficiente para impulsionar o navio a velocidades superiores a 30 nós (cerca de 55 km/h).
De acordo com informações da Reuters, ele pode carregar cerca de 5 mil militares. O porta-aviões custou quase US$ 13 bilhões e carrega armas como mísseis de autodefesa ESSM e o sistema de armas de curto alcance CIWS.

Entre as inovações, o navio é o primeiro a usar o sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS), substituindo as antigas catapultas a vapor. Ele também conta com o Advanced Arresting Gear (AAG), um sistema mais eficiente para frear aeronaves durante o pouso, além de elevadores de armas automatizados e infraestrutura modernizada que reduz o número de tripulantes necessários para as operações diárias.

Com espaço para mais de 75 aeronaves, podendo chegar a cerca de 90, conforme a configuração, o porta-aviões é o núcleo de um Carrier Strike Group, grupo de ataque que combina destróieres, cruzadores e submarinos de apoio. Essa estrutura permite aos Estados Unidos projetar poder aéreo e naval em praticamente qualquer parte do mundo.
O navio foi comissionado oficialmente em julho de 2017, após quase uma década de construção e testes. Em 2021, passou por um teste de resistência a explosões submarinas, conhecido como Full Ship Shock Trial, que comprovou sua capacidade de suportar ataques de alta intensidade.


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Em carta de renúncia, ex-diretor da Ambipar acusa presidente de falta de transparência: ‘Estou sendo surpreendido com operações e negócios que você nunca me inteirou’
5
Brasil retoma exportações de carne de frango para a Malásia