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Apesar de tarifas de Trump, Coreia do Sul ainda é porto seguro para GM e Hyundai

Publicado qui, 13 fev 2025 • 3:57 PM GMT-0300 | Atualizado há 3 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • Enquanto o presidente Donald Trump ameaça aumentar ainda mais as tarifas sobre os parceiros comerciais dos EUA, o maior impacto para a indústria automotiva fora da América do Norte seria a aplicação de taxas adicionais sobre a Coreia do Sul e o Japão.
  • Os países do Leste Asiático produziram juntos 16,8% dos veículos vendidos no ano passado nos EUA, incluindo um recorde de 8,6% da Coreia do Sul e 8,2% do Japão.
  • Os carros importados da Coreia do Sul atualmente não têm tarifas, enquanto os importados do Japão estão sujeitos a taxas de 2,5%. Para importações de caminhões desses países, a tarifa é de 25%.
Hyundai HB20 em um fábrica com a bandeira da Argentina em cima

Foto: Hyundai/Divulgação

Hyundai

Com ameaças de Trump de aumentar ainda mais as tarifas, o maior impacto para a indústria automotiva fora da América do Norte seria a aplicação de taxas adicionais sobre a Coreia do Sul e o Japão.

Os países do Leste Asiático produziram, juntos, 16,8% dos veículos vendidos no ano passado nos EUA, incluindo um recorde de 8,6% da Coreia do Sul e 8,2% do Japão, segundo dados fornecidos à CNBC pela GlobalData.

Eles foram os maiores exportadores de veículos para os EUA fora do México — e enfrentam poucas ou nenhuma tarifa em comparação com os 25% que Trump ameaçou impor ao Canadá e México.

Montadoras como a General Motors e a Hyundai, com sede na Coreia do Sul, exportam veículos sem tarifas do país, que ultrapassou o Japão e o Canadá no ano passado, tornando-se o segundo maior exportador de novos carros para os EUA.

A Coreia do Sul ficou atrás apenas do México, que representou 16,2% das vendas de automóveis nos EUA em 2024, segundo a GlobalData.

“Obviamente, a Hyundai tem uma exposição massiva. Atrás dela está a GM, com modelos de volume relativamente grandes,” disse Jeff Schuster, vice-presidente global de pesquisa automotiva na GlobalData. “Há muito risco potencial, mas limitado a essas duas empresas”.

A situação das importações japonesas

As importações do Japão estão atualmente sujeitas a uma tarifa de 2,5% para montadoras como Toyota, Nissan e Honda. Os veículos do Japão representaram cerca de 1,31 milhão de automóveis vendidos no ano passado nos EUA.

A porcentagem de vendas do Japão diminuiu nos últimos anos, enquanto as exportações e vendas da Coreia do Sul continuaram a subir de menos de 845 mil em 2019 para mais de 1,37 milhão em 2024.

A Coreia do Sul tem tarifas de 0% sobre carros, apesar de Trump ter renegociado um acordo comercial com o país durante seu primeiro mandato em 2018. Esse acordo foi elogiado por melhorar as importações de veículos para a Coreia do Sul, mas fez pouco para abordar as exportações de veículos para os EUA.

O acordo também fez pouco para aumentar as exportações automotivas para a Coreia do Sul, de acordo com dados da Comissão de Comércio Internacional. As exportações de veículos de passageiros dos EUA para a Coreia do Sul na verdade diminuíram cerca de 16%.

Além dos carros, as tarifas sobre caminhões exportados da Coreia do Sul e Japão para os EUA, bem como para outros lugares, são de 25%.

Uma tarifa é um imposto sobre importações, ou bens estrangeiros, levados para os EUA. As empresas que importam os bens pagam as tarifas, e alguns especialistas temem que as empresas repassem quaisquer custos adicionais aos consumidores — aumentando o custo dos veículos e potencialmente reduzindo a demanda.

GM, Hyundai

A Hyundai, com sede na Coreia do Sul, é a maior exportadora de veículos para os EUA, seguida pela GM e depois pela Kia Corp., que faz parte da Hyundai, mas opera de forma independente nos EUA.

Vendas anuais de veículos sul-coreanos nos Estados Unidos, em milhares

Fonte: GlobalData

A GM aumentou notavelmente suas importações da Coreia do Sul nos últimos anos. As vendas nos EUA de veículos produzidos na Coreia do Sul — principalmente modelos de entrada — aumentaram de 173 mil em 2019 para mais de 407 mil no ano passado, segundo a GlobalData.

A GM é o maior investidor estrangeiro direto na indústria de manufatura da Coreia, de acordo com o site da montadora. A empresa investiu 9 trilhões de won sul-coreanos (cerca de 35,9 bilhões de reais) desde que estabeleceu operações em 2002.

A GM produz seus crossovers Buick Encore GX e Buick Envista, bem como os crossovers Chevrolet Trailblazer e Chevrolet Trax em fábricas na Coreia do Sul. A empresa destacou os veículos como sendo um marco para o crescimento lucrativo da montadora em veículos de entrada, que têm margens menores.

“Estamos reduzindo custos dos programas, melhorando a rentabilidade e criando veículos que os clientes adoram, como o novo Chevy Trax e o Buick Envista,” disse Mark Reuss, presidente da GM, durante o dia do investidor da empresa em outubro. “Trax e Envista ajudaram a elevar nossa participação no mercado de SUVs pequenos nos EUA ao seu nível mais alto desde 2007”.

A GM e a Hyundai não responderam imediatamente quando questionadas sobre potenciais tarifas na Coreia do Sul. A Kia se recusou a comentar.

Terence Lau, reitor da Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse, que trabalhou como especialista em comércio para a Ford Motor, disse que a indústria automotiva é construída sobre o comércio livre. Se tarifas forem implementadas, a indústria pode se ajustar, mas isso leva tempo.

“A indústria automotiva pode se ajustar a qualquer coisa. Realmente, pode. Ela sempre vai fabricar produtos que os clientes querem comprar, porque mobilidade pessoal e transporte são necessidades humanas em todo o mundo,” disse ele. “O que a indústria automotiva não pode fazer bem é mudar rapidamente”.

Lau argumentou que uma tarifa de um dígito pode ser um “transtorno”, mas uma vez que elas atingem 10% ou mais, é quando os custos adicionais realmente começam a corroer a margem dos produtos.

Escolha seletiva de tarifas

O CEO da Ford Motor, Jim Farley, argumentou na semana passada que, se Trump for implementar tarifas que afetem a indústria automotiva, ele deveria ter uma visão “abrangente” de todos os países para nivelar o campo de jogo na América do Norte.

Farley destacou a Toyota e a Hyundai por importarem centenas de milhares de veículos anualmente do Japão e da Coreia do Sul, respectivamente.

“Há milhões de veículos entrando em nosso país que não estão sendo aplicados a essas [tarifas adicionais],” disse Farley durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa com investidores. “Então, se vamos ter uma política de tarifas… é melhor que seja abrangente para nossa indústria.”

“Não podemos simplesmente escolher aqui ou ali, porque isso é uma bonança para nossos concorrentes importadores.”

A Casa Branca não respondeu a comentários sobre possíveis tarifas na Coreia do Sul.

Trump marcou uma coletiva de imprensa no Salão Oval para discutir seu plano de impor tarifas recíprocas a outros países para quinta-feira (13) às 15h, horário de Brasília, mas não está claro se a Coreia do Sul e o Japão seriam incluídos.

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, disse à Reuters na quarta-feira (12) que acredita que Trump está considerando isenções que incluiriam as indústrias automotiva e farmacêutica, entre outras.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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