CNBC Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria

Mundo

Conflito EUA-China pode reduzir o comércio entre os países em até 80%, diz diretora da ICC Brasil

Publicado 09/04/2025 • 19:21 | Atualizado há 3 semanas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A intensificação da guerra comercial entre Estados Unidos e China pode levar a uma diminuição de 80% no comércio entre os países, disse Gabriella Dorlhiac, diretora executiva da ICC Brasil.
  • Gabriella falou sobre a decisão de Donald Trump de suspender por 90 dias a imposição de tarifas recíprocas: "Hoje foi um respiro, uma pausa que evita a escalada global das tarifas".
  • Ela afirmou que o quase fechamento do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um passo importante, mas que o Brasil precisa buscar novas oportunidades para exportação e importação de produtos essenciais.

A intensificação da guerra comercial entre Estados Unidos e China pode levar a uma diminuição de 80% no comércio entre os países, disse Gabriella Dorlhiac, diretora executiva da ICC Brasil, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Ela afirmou que a economia mundial seria afetada com esse processo, e que o PIB global poderia cair em até 7%.

Gabriella falou sobre a decisão de Donald Trump de suspender por 90 dias a imposição de tarifas recíprocas: “Hoje foi um respiro, uma pausa que evita a escalada global das tarifas”. No entanto, ela ressaltou que a situação com a China, com tarifas de 125%, ainda é uma grande preocupação.

Para a diretora, o Brasil deve ampliar seu leque de parceiros comerciais. “O Brasil tem poucos acordos comerciais, e é hora de diversificar”. Ela afirmou que o quase fechamento do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um passo importante, mas que o Brasil precisa buscar novas oportunidades para exportação e importação de produtos essenciais.

A ICC Brasil trabalha para melhorar a relação entre setor privado e governo. “Nosso papel é ajudar a criar ferramentas para que o Brasil tenha melhores condições de negociar”, Gabriella explicou. Ela também destacou que a instituição promove a “autoregulação” entre empresas, para garantir um ambiente de negócios mais saudável.

Ela falou também sobre a importância do multilateralismo. “É o momento de fortalecer o comércio baseado em regras”, ela disse, defendendo reformas na Organização Mundial do Comércio (OMC) para modernizar a instituição e torná-la mais eficaz diante dos desafios comerciais atuais.

______

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo