CNBC

CNBCFord prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028

Mundo

EUA dão novos detalhes sobre navio com bandeira russa capturado no Atlântico; confira

Publicado 07/01/2026 • 15:45 | Atualizado há 1 dia

Divulgação/Governo dos Estados Unidos

Casa Branca, sede do governo dos EUA

A Casa Branca afirmou, nesta quarta-feira (7), que o navio petroleiro apreendido pelas forças americanas no Atlântico Norte, que navegava sob bandeira russa, foi “declarado apátrida” por viajar com uma insígnia falsa.

Os Estados Unidos afirmaram horas antes que haviam apreendido dois navios: um no oceano Atlântico, após mais de duas semanas de perseguição, e outro no Caribe, no âmbito das sanções contra o petróleo venezuelano.

“Tratava-se de um navio da frota fantasma venezuelana que transportou petróleo sancionado. O navio foi considerado apátrida após hastear uma bandeira falsa e tinha uma ordem judicial de apreensão, razão pela qual a tripulação será alvo de processo judicial”, declarou a jornalistas a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Leia mais:
Índia mantém compra de petróleo russo apesar de pressão tarifária dos EUA
Venezuela responde por menos de 1% do mercado mundial de petróleo

O petroleiro em questão era o Bella 1, que passou a ser chamado de Marinera. A Guarda Costeira dos Estados Unidos perseguia o navio há mais de duas semanas após uma tentativa frustrada de abordagem em 21 de dezembro, quando ele ainda estava perto da Venezuela. A embarcação se recusou a obedecer às ordens americanas e mudou de rota em direção ao Atlântico, onde registrou nova bandeira e nome.

A operação de captura mobilizou uma ação coordenada entre o Departamento de Defesa, o Departamento de Justiça e o Departamento de Estado dos EUA, com apoio de vigilância aérea do Reino Unido, que monitorou a embarcação antes de sua interceptação próxima à Islândia.

O governo americano classificou a ação como parte do reforço ao cumprimento de sanções contra o petróleo venezuelano e atividades ligadas a transporte ilícito de combustível.

Em paralelo, as forças americanas também apreenderam, no Mar do Caribe, um segundo navio-tanque, o M/T Sophia. O Comando Sul dos Estados Unidos informou que essa operação foi conduzida sem incidentes e que a embarcação, descrita como um navio-tanque “sem nacionalidade” e sancionado, estava sendo escoltada até território norte-americano.

Leia mais:
Brasil está entre os maiores do petróleo? Veja ranking das maiores reservas
Mesmo sob sanções, Venezuela seguirá exportando petróleo aos EUA

Os Estados Unidos vêm intensificando a fiscalização de navios ligados ao transporte de petróleo venezuelano que violam sanções econômicas impostas por Washington. As apreensões de hoje ocorrem em meio a um esforço mais amplo para interromper o uso de embarcações sancionadas e recuperação de receita associada ao setor energético venezuelano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;