Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA: medicamento da Eli Lilly para apneia do sono é aprovado pela FDA
Publicado 21/12/2024 • 16:17 | Atualizado há 9 meses
Corte de juros do Fed é ‘para gestão de riscos’, diz Powell
Amazon apresenta agente de IA para ajudar vendedores com tarefas tediosas
Ações da Alibaba disparam após empresa conquistar grande cliente para seus chips de IA
CEO da Nvidia diz estar ‘decepcionado’ após notícia de que a China proibiu seus chips de IA
ChatGPT é usado mais para fins pessoais do que profissionais, mostra estudo inédito da OpenAI
Publicado 21/12/2024 • 16:17 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
A FDA, dos EUA, aprovou o uso do medicamento Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly, para tratar pacientes com apneia do sono.
Foto: Brendan McDermid/Reuters.
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou nesta sexta-feira (20) o uso do medicamento Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly, para tratar pacientes com apneia obstrutiva do sono. O distúrbio respiratório é o mais comum relacionado ao sono.
A apneia ocorre quando as vias respiratórias ficam bloqueadas ou estreitas durante o sono, interrompendo a respiração. De acordo com o FDA, o medicamento deve ser utilizado em conjunto com uma dieta de baixa caloria e aumento da atividade física.
Estima-se que cerca de 80 milhões de pessoas nos EUA sofrem de apneia do sono, sendo que 20 milhões apresentam formas moderadas a graves da doença, conforme dados da Eli Lilly. Entretanto, 85% desses casos permanecem sem diagnóstico.
“Frequentemente, a apneia é encarada como um simples problema de ronco, mas é muito mais sério do que isso”, afirmou Julie Flygare, presidente da organização Project Sleep, que promove a conscientização sobre distúrbios do sono. Flygare destacou que a aprovação do Zepbound pode incentivar mais conversas entre pacientes e médicos sobre opções de tratamento.
O lançamento do Zepbound para apneia está previsto para o início do próximo ano, marcando sua primeira autorização além do tratamento da obesidade.
A aprovação do FDA fortalece as evidências sobre os benefícios das terapias baseadas em GLP-1, uma classe de medicamentos amplamente usada para perda de peso e controle de diabetes. O Zepbound se destaca, inclusive, por ser a primeira opção aprovada para tratar apneia, enquanto seu principal concorrente, o Wegovy, da Novo Nordisk, não possui essa indicação.
Resultados preliminares de dois estudos clínicos divulgados pela Eli Lilly indicaram que o Zepbound é mais eficaz que um placebo na redução da gravidade da apneia do sono em pacientes obesos, com uma taxa de resolução da doença de 43% a 51,5%, dependendo do estudo e da dosagem administrada.
Esses números superaram os resultados obtidos pelos grupos que receberam placebo, que variaram de 13,6% a 14,9%.
O estudo analisou o índice de apneia-hipopneia (AHI), uma métrica que registra o número de eventos de interrupção respiratória por hora. A resolução da doença foi definida como menos de cinco eventos por hora ou como cinco a 14 eventos por hora combinados com melhora nos sintomas de sonolência diurna.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O último ato de um gênio: o testamento de Armani traça o futuro de seu império
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
PF prende diretores da ANM e empresários em esquema bilionário de corrupção em Minas