Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Europa: bolsas fecham em baixa com negociação tarifária, balanços e Trump x Powell
Publicado 16/07/2025 • 15:14 | Atualizado há 2 meses
Com 7,8%, economia da Índia cresce acima do esperado no comparativo anual fechado em junho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Trump antecipa tarifação das blusinhas nos EUA e causa apreensão nos mercados, marcas e consumidores
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Publicado 16/07/2025 • 15:14 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Bolsas da Europa fecham em queda
Pixabay
As Bolsas da Europa fecharam, na sua maioria, em baixa nesta quarta-feira (16), em sessão que contou com cautela pelas negociações da União Europeia (UE) com os Estados Unidos, na medida em que a aplicação de tarifas de 30% por Washington aparece como uma possibilidade real, enquanto o bloco avalia respostas.
Além disso, o final do pregão no continente contou com os relatos incisivos de que o presidente dos EUA, Donald Trump, avança em medidas para demitir o comandante do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell. O dia contou ainda com a repercussão de balanços, que levaram a quedas importantes no casos e Renault e ASML.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,57%, a 541,84 pontos. Em Londres, o FSTE 100 caiu 0,13%, a 8.926,55 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,21%, a 24.009,38 pontos. Em Paris, o CAC 40 cedeu 0,57%, a 7.722,09 pontos.
Um número crescente de Estados-membros da UE quer que o bloco acione sua ferramenta comercial mais poderosa contra os EUA caso os dois lados não cheguem a um acordo aceitável até 1º de agosto e Trump cumpra sua ameaça de impor tarifas de 30%.
Leia mais:
Estoques de petróleo nos EUA caem 3,859 milhões de barris na semana, aponta DoE
Cotado a sucessor de Powell, Hassett critica lentidão do Fed para cortar juros dos EUA
Mais de meia dúzia de capitais europeias apoiam a iniciativa da França de implementar o chamado Instrumento de Contra-Coerção da UE (ACI). Vários estão mais cautelosos, enquanto outros ainda não se manifestaram, relatou a Bloomberg. A questão foi discutida em uma reunião de ministros do Comércio na segunda-feira (14).
Em Londres, a Rio Tinto avançou 0,22%, após a empresa divulgar a segunda maior produção trimestral em suas minas de minério de ferro australianas desde 2018. Por outro lado, a Renault despencou 18,47% em Paris após reduzir suas metas financeiras para o ano em meio à forte concorrência de rivais chinesas, enquanto a ASML tombou 9,42% em Amsterdã, depois de revisar sua previsões anuais para baixo diante das incertezas sobre o impacto da ofensiva tarifária dos EUA.
A ação da Richemont, controladora da Cartier, subiu 1,15% em Zurique, após registrar crescimento nas vendas com maior demanda por joias. As ações de outras empresas de luxo operaram positivas. Ferrari subiu 2,12% e a Brunello Cucinelli ganhou 0,38% em Milão.
Na mesma cidade, a Stellantis decidiu encerrar seu programa de desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível a hidrogênio, caindo 6,21%, e o FTSE MIB recuou 0,40%, a 39.762,52 pontos. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,08%, a 13.885,70 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,17%, a 7.694,04 pontos.
No âmbito macroeconômico, destaque para a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido, que acelerou para 3,6% em junho, superando as expectativas e se afastando ainda mais da meta do Banco da Inglaterra.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
COP30: 80% dos países signatários do Acordo de Paris não revisaram metas de redução de gases
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Mercado de reposição hormonal cresce com alta demanda entre executivos, mas enfrenta desafios regulatórios, diz nutróloga