CNBC

CNBCTrump pedirá à Suprema Corte dos EUA a anulação do recurso sobre tarifas

Mundo

Expatriados apontam quais são os 10 países mais e menos acessíveis do mundo

Publicado 03/09/2025 • 08:45 | Atualizado há 4 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O Vietnã é apontado pelo quinto ano consecutivo como o país mais acessível para expatriados, considerando finanças pessoais, segundo o estudo Expat Insider 2025 da InterNations.
  • O levantamento avaliou 46 destinos globais e reuniu percepções de mais de 10 mil expatriados de 172 nacionalidades.
Pessoas andam na frente de edifícios em Hanói, no Vietnã

Pessoas andam na frente de edifícios em Hanói, no Vietnã

Foto de Arnie Chou/Pexels

Com o aumento do custo de vida e a incerteza econômica global pressionando financeiramente, muitos expatriados descobrem que morar no exterior pode ser mais leve para o bolso.

Pelo quinto ano consecutivo, o Vietnã é apontado como o país mais acessível do mundo quando o assunto é finanças pessoais, segundo o estudo Expat Insider 2025, da InterNations, plataforma online e comunidade global para expatriados.

Realizado anualmente desde 2014, o estudo reuniu percepções de mais de 10 mil expatriados de 172 nacionalidades vivendo em países e territórios ao redor do mundo.

Leia também:

Os passaportes mais poderosos de 2025; veja o ranking

Brasil é o sétimo em ranking de crescimento econômico com 40 países

Os participantes da pesquisa para o índice de finanças pessoais foram convidados a avaliar sua satisfação com a situação financeira, o custo de vida em geral e se a renda doméstica disponível era suficiente para levar uma vida confortável no país de residência.

Os 10 destinos mais acessíveis para expatriados:

  1. Vietnã (mais acessível)
  2. Colômbia
  3. Panamá
  4. China
  5. Tailândia
  6. Indonésia
  7. Filipinas
  8. México
  9. Malásia
  10. Brasil

Os países asiáticos dominaram a lista no quesito finanças pessoais para expatriados, com cinco dos dez primeiros sendo do Sudeste Asiático: Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia.

“Comparado a 2024, nove dos países do top 10 mantêm essa posição. Apenas a Malásia (9º) é uma nova entrada, subindo da 11ª posição do ano passado”, aponta o relatório. Vale destacar que nenhum país europeu apareceu na lista.

No Vietnã, 89% dos entrevistados estavam satisfeitos com o custo de vida geral, enquanto 87% disseram que sua renda doméstica disponível era suficiente ou mais do que suficiente para levar uma vida confortável, comparado a 40% e 69% globalmente, respectivamente, segundo o relatório.

Essa folga financeira também pode explicar por que alguns expatriados criam raízes no país: 54% já vivem lá há cinco anos ou mais, e 30% desejam ficar para sempre, de acordo com o estudo.

Colômbia e Panamá apareceram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Na Colômbia, a maioria dos entrevistados afirmou que sua renda disponível era suficiente para viver confortavelmente — 92% contra 69% globalmente. Além disso, nenhum expatriado no país apontou o custo de vida como uma grande preocupação antes de se mudar, um contraste marcante com a média global de 21%, segundo a InterNations.

Já o Panamá é particularmente popular entre aposentados — 35% dos expatriados no país já estavam aposentados, comparado a apenas 11% globalmente, mostraram os dados.

Os 10 países menos acessíveis para expatriados:

  1. Noruega (37º de 46 no ranking global)
  2. Austrália
  3. Irlanda
  4. Coreia do Sul
  5. Singapura
  6. Qatar
  7. Turquia
  8. Finlândia
  9. Reino Unido
  10. Canadá (menos acessível)

Canadá e Reino Unido fecham o índice de finanças pessoais, com 62% e 61% dos expatriados insatisfeitos com o custo de vida geral, respectivamente, comparado à média global de 40%, apontou o estudo.

Vale destacar que houve três novas entradas no bottom 10 deste ano: Qatar (42º) e Austrália (38º) entraram na lista, enquanto a Coreia do Sul (40º) caiu 25 posições em relação a 2024, segundo o relatório.

Os Estados Unidos ficaram na 35ª posição entre 46 países no ranking de finanças pessoais do estudo, ficando fora do bottom 10.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo