Os passaportes mais poderosos de 2025; veja o ranking
Publicado 03/04/2025 • 13:32 | Atualizado há 4 semanas
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 03/04/2025 • 13:32 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
A Irlanda sacudiu o ranking, graças à sua forte reputação internacional
Pixabay
A Irlanda tem o passaporte mais forte do mundo, segundo o Nomad Passport Index 2025.
É a primeira vez que o país do norte da Europa ocupa sozinho o primeiro lugar no ranking anual da Nomad Capitalist, uma consultoria de tributação e imigração. No entanto, a Irlanda quase alcançou esse feito em 2020, quando empatou na liderança com Luxemburgo e Suécia.
“Irlanda sacudiu o ranking, graças à sua forte reputação internacional, políticas fiscais favoráveis aos negócios e flexibilidade geral de cidadania”, disse Javier Correa, pesquisador da empresa, à CNBC Travel.
Diferente de outros rankings que avaliam passaportes apenas pela quantidade de países com entrada sem visto, a classificação da Nomad Capitalist analisa cinco critérios:
Esses fatores permitem que aqueles que consideram um passaporte diferente ou adicional compreendam melhor o “valor real” da cidadania ao redor do mundo e, em última instância, possam “ir para onde são melhor tratados”, segundo o índice.
A nona edição da lista classifica 199 países e territórios, usando 20 fontes, como autoridades fiscais nacionais para a pontuação de impostos, e relatórios como o World Happiness Report e o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU para avaliar a percepção global.
As pontuações variam de 10 a 50, exceto na categoria de vistos, onde o número reflete quantos países aceitam o passaporte sem necessidade de visto.
Países europeus dominam nove dos dez primeiros lugares, desde a tradicionalmente forte Suíça até os pequenos Luxemburgo e Malta.
Fora da Europa, os passaportes mais bem classificados são os dos Emirados Árabes Unidos e da Nova Zelândia, ambos empatados na 10ª posição.
A lista completa pode ser conferida no site da Nomad Capitalist.
Grécia (empatada em 2º), Eslovênia (13º) e Espanha (32º) subiram no ranking de 2025, impulsionadas por mudanças em suas pontuações fiscais.
“Em um ano turbulento, marcado por mudanças geopolíticas e políticas, a Grécia disparou do sexto lugar para o segundo, refletindo sua crescente credibilidade entre pessoas de alto patrimônio, aposentados e investidores globais”, destacou o comunicado oficial.
Por outro lado, países como Lituânia, Holanda, Alemanha e Hungria caíram no ranking. Notavelmente, os Emirados Árabes Unidos, que ocuparam o 1º lugar em 2023 e o 6º em 2024, caíram para a 10ª posição em 2025.
“Os impostos recentemente introduzidos… mancharam o apelo dos Emirados Árabes para empreendedores globais”, afirmou o relatório.
Países que lideram outros rankings, como Singapura e Japão, ocupam posições mais baixas na lista da Nomad Capitalist.
Ambos têm pontuações baixas para dupla cidadania, restrita no Japão e não reconhecida em Singapura.
O Japão também perde pontos na categoria de tributação, enquanto Singapura tem uma pontuação mediana em liberdade pessoal.
Singapura ficou em 126º lugar entre 180 países no Índice de Liberdade de Imprensa 2024 da organização Repórteres Sem Fronteiras e exige que cidadãos e residentes permanentes do sexo masculino sirvam aproximadamente dois anos no serviço militar ao completar 18 anos. No entanto, o país obteve notas altas na categoria de “percepção global”.
Os passaportes mais fracos do ranking, classificados de 195º a 199º, são os de Paquistão, Iraque, Eritreia, Iêmen e Afeganistão.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Gerdau tem lucro líquido ajustado de R$ 756 milhões no 1º trimestre
Chefe da UE diz que "não há indicações" de que apagão na Espanha seja um ataque cibernético
Brasil vai aproveitar oportunidades geradas por tarifaço, diz ministro da Agricultura sobre a China
Apagão na Europa: o que se sabe sobre os danos, causas e consequências do blecaute
Na Agrishow 2025, drones e IA oferecem soluções versáteis e eficiência no campo