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Fábricas de elétricos elevam disputa: sem entrada e sem juros

Publicado 09/02/2025 • 22:41 | Atualizado há 4 semanas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • As empresas de carros elétricos na China receberam o Ano da Cobra com vários incentivos, depois que grandes montadoras relataram uma queda nas entregas no início do ano.
  • Na quarta-feira, o primeiro dia útil oficial após o feriado, a Tesla anunciou um subsídio de seguro de 8.000 yuans — e um plano de financiamento de cinco anos com juros de 0% — para seu carro mais barato, o Model 3.
  • Na quarta-feira, a startup chinesa Xpeng eliminou completamente o pagamento inicial em seu acordo de financiamento sem juros para quatro modelos e afirmou em uma hashtag de mídia social que foi a única montadora a fazer isso.

Um showroom da Tesla com seu logotipo e veículos elétricos em exposição, incluindo o Modelo 3 e o Modelo Y, em 12 de janeiro de 2025, em Chongqing, China. Cheng Xin | Getty Images

As empresas de carros elétricos na China deram boas-vindas ao Ano da Cobra com uma série de incentivos para os consumidores, depois que as principais montadoras relataram uma queda nas entregas no início do ano.

A fraqueza nos indicadores de consumo chineses levantou preocupações de que as montadoras podem não conseguir vender seu estoque acumulado de carros, disse Liz Lee, diretora associada da Counterpoint Research. “Então, perto dos feriados do Ano Novo Chinês… eles acabaram de começar [essas] promoções agressivas. Vamos ver quanto [tempo] isso vai durar.”

O feriado do Ano Novo Lunar ocorreu de 28 de janeiro a 4 de fevereiro na China continental este ano, inaugurando o ano agrário do zodíaco chinês da cobra. Em janeiro, Pequim disse que já havia emitido 81 bilhões de yuans (US$ 11,12 bilhões) para apoiar o consumo de carros elétricos , smartphones e eletrodomésticos durante o período prolongado de feriados.

Na quarta-feira, o primeiro dia útil oficial pós-feriado, a Tesla anunciou um subsídio de seguro de 8.000 yuans e um plano de financiamento de cinco anos com juros de 0% para seu carro mais barato, o Model 3. Isso reduz o preço total da versão básica em quase US$ 1.100 para clientes que fizerem um pagamento inicial de 34% de cerca de US$ 11.000 neste mês e participarem do plano de financiamento de 0%. Os clientes que fizerem um pagamento inicial menor serão cobrados com juros.

A Tesla anunciou em janeiro o mesmo plano de cinco anos sem juros para seu novo Model Y para a China, com entregas programadas para começar em março. A montadora dos EUA disse que suas vendas na China atingiram um recorde no ano passado , mas alertou sobre a pressão competitiva .

Startup chinesa Xpeng na quarta-feira, acabou com o pagamento inicial completamente, oferecendo um acordo de financiamento sem juros de cinco anos para quatro modelos, e destacou em uma hashtag de mídia social que era a única montadora a oferecer pagamento inicial zero com juros de 0%. A Xpeng já havia dispensado o pagamento inicial de um dos carros, o G6 SUV, durante um acordo de vendas em dezembro.

Nio anunciou em 1º de fevereiro um plano de juros de 0% por cinco anos para o mês após suas vendas totais de carros caírem para 13.863 unidades em janeiro, abaixo das 31.138 do mês anterior.

Esta nova promoção é um passo à frente do plano de empréstimo de três anos com taxa de juros de 0% lançado pela empresa em janeiro. Concorrente Li Auto em novembro também anunciou um plano de juros de 0% por três anos .

Os incentivos mais recentes são “significativos” e são “maneiras de reduzir os preços sem reduzir [o] preço”, disse Stephen Dyer, sócio e diretor administrativo, colíder da Greater China na empresa de consultoria AlixPartners. Dyer também lidera a prática automotiva e industrial da empresa na Ásia.

Ele alertou que, diferentemente dos consumidores na América do Norte, os chineses tendem a não aceitar cortes nos preços dos carros, preferindo esperar por mais descontos.

Em meio a alguma pressão sazonal, várias grandes empresas chinesas de carros elétricos relataram uma queda acentuada nas entregas domésticas em janeiro em comparação a dezembro. Até mesmo o maior player, BYD, viu um declínio nas vendas de veículos de passeio para 296.446 em janeiro, de 509.440 carros em dezembro. Analistas geralmente preveem um crescimento mais lento da indústria após uma rápida expansão nos últimos anos.

“Há um pouco de abalo começando agora”, disse Dyer. “Eu não ficaria surpreso em ver ainda mais abalo neste ano, já que os volumes continuam sob pressão.”

Desafiando marcas estrangeiras

A desaceleração acirra a competição no maior mercado automobilístico do mundo , no qual os participantes locais cortaram os preços e as marcas estrangeiras tradicionais têm lutado para se adaptar à rápida mudança do país em direção aos veículos de nova energia. A categoria, que inclui carros movidos somente a bateria e híbridos, agora responde por mais da metade dos novos carros de passeio vendidos na China .

A participação de veículos de nova energia no mercado de automóveis de passeio da China provavelmente só aumentará — de cerca de 50% neste ano para 86% até 2035, de acordo com projeções da Counterpoint.

Lee espera que mais marcas internacionais em breve lancem seus próprios incentivos para compradores de carros chineses. Mas ela antecipa que as promoções em geral durarão apenas um ou dois meses, e que os sobreviventes finais serão as marcas locais.

Vinte novas marcas de veículos de energia interromperam suas operações na China no ano passado, enquanto 13 entraram no mercado, resultando em um declínio líquido de sete marcas, disse Dyer, observando que a maioria dos novos entrantes, bem como aqueles que fecharam, eram empresas de origem chinesa. Ele espera que “as montadoras dos EUA sejam provavelmente as próximas a se preocupar”.

O desafio não está apenas na China. A Ford Motor faturou US$ 600 milhões na China no ano passado e, na quarta-feira, anunciou que seu chefe regional agora também lideraria o grupo de mercados internacionais. O CEO Jim Farley disse em uma declaração que o sucesso global “requer alavancar nossos negócios de exportação para a China também e competir com sucesso contra as montadoras chinesas que estão escalando agressivamente nesses mercados”.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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