Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Gigante aeroespacial Rolls-Royce construirá os primeiros pequenos reatores nucleares modulares da Grã-Bretanha
Publicado 10/06/2025 • 08:52 | Atualizado há 3 dias
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Publicado 10/06/2025 • 08:52 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Conhecida por sua indústria aeroespacial, a britânica Rolls-Royce vai apostar em pequenos reatores nucleares.
Rolls-Royce
O grupo aeroespacial britânico Rolls-Royce recebeu apoio do governo do Reino Unido na terça-feira para construir os primeiros pequenos reatores nucleares modulares do país.
O anúncio ocorre após um processo de seleção de dois anos e reafirma a adesão do Reino Unido à energia nuclear, principalmente porque o país também prometeu na terça-feira investir £ 14,2 bilhões (US$ 19,2 bilhões) para construir a grande usina de energia Sizewell C, no leste da Inglaterra.
O secretário de Energia do Reino Unido, Ed Miliband, disse que os planos para construir os primeiros pequenos reatores modulares (SMRs) do país criariam milhares de empregos, apoiariam economias regionais e fortaleceriam a segurança energética.
“Estamos encerrando o status quo sem energia nuclear como parte do nosso Plano de Mudança e estamos entrando na era de ouro da energia nuclear com o maior programa de construção em uma geração”, disse Miliband.
O governo trabalhista de centro-esquerda da Grã-Bretanha disse que os planos poderiam gerar até 3.000 empregos e abastecer o equivalente a 3 milhões de residências quando os SMRs forem conectados à rede em meados da década de 2030.
A Rolls-Royce comemorou a decisão da empresa estatal de energia britânica, Great British Energy – Nuclear, de construir três unidades SMR. O grupo FTSE 100 afirmou que isso representa um “marco muito significativo” para a empresa e para a Rolls-Royce SMR.
“É um voto de confiança em nossas capacidades nucleares únicas, que serão reconhecidas por governos ao redor do mundo”, disse o CEO da Rolls-Royce, Tufan Erginbilgic, em um comunicado.
“Também é uma evidência de que as escolhas estratégicas que fizemos na transformação da Rolls-Royce estão dando resultados”, acrescentou.
As ações da Rolls Royce subiram mais de 2% com a notícia, atingindo uma nova máxima em 52 semanas.
O governo do Reino Unido disse que pretende assinar um contrato com a Rolls-Royce SMR e alocar um local ainda este ano, sujeito à aprovação regulatória.
As SMRs prometem ter pegadas menores e mais leves do que as usinas tradicionais, o que pode torná-las mais baratas e rápidas de construir quando forem totalmente comercializadas.
A Amazon e o Google assinaram acordos no ano passado para desenvolver SMRs nos EUA, à medida que gigantes da tecnologia recorrem cada vez mais à energia nuclear para atender às crescentes demandas de energia dos data centers.
Por ser de baixo carbono, os defensores argumentam que a energia nuclear tem o potencial de desempenhar um papel significativo em ajudar os países a gerar eletricidade, ao mesmo tempo, em que reduz as emissões e diminui sua dependência de combustíveis fósseis.
Alguns grupos ambientalistas, no entanto, alertam que a indústria nuclear é uma distração cara e prejudicial para alternativas mais baratas e limpas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Aiatolá Khamenei promete “punição severa” a Israel após ataque ao Irã
Brasil condena ataque aéreo de Israel ao Irã e alerta para risco de conflito generalizado
Hezbollah alerta Israel: ataques ao Irã "ameaçam incendiar a região"
Trump diz que “deu uma chance ao Irã” e apela por acordo nuclear “antes que seja tarde demais”