CNBC
Jensen Huang em palestra

CNBCCEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’

Mundo

Greve paralisa transporte público na Alemanha e pressiona negociações trabalhistas

Publicado 02/02/2026 • 09:10 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Dezenas de milhares de trabalhadores do transporte público cruzaram os braços nesta segunda-feira (2), interrompendo serviços de ônibus e bondes em grande parte da Alemanha.
  • A paralisação foi convocada pelo sindicato Verdi, que representa cerca de 100 mil funcionários do setor, após o fracasso das negociações com empregadores municipais e estaduais sobre condições de trabalho.
  • A greve atinge aproximadamente 150 empresas municipais de transporte em 15 dos 16 estados federais alemães.
Alemanha com bandeira do país tremulando ao fundo em uma construção

Alemanha com bandeira do país tremulando ao fundo em uma construção

Pixabay

Dezenas de milhares de trabalhadores do transporte público cruzaram os braços nesta segunda-feira (2), interrompendo serviços de ônibus e bondes em grande parte da Alemanha e afetando a rotina de milhões de passageiros em meio a temperaturas abaixo de zero.

A paralisação foi convocada pelo sindicato Verdi, que representa cerca de 100 mil funcionários do setor, após o fracasso das negociações com empregadores municipais e estaduais sobre condições de trabalho. Segundo a entidade, as conversas travaram na semana passada.

Leia também: Alta de custos em transporte e estoque acende alerta nas empresas em 2026

A greve atinge aproximadamente 150 empresas municipais de transporte em 15 dos 16 estados federais alemães, incluindo grandes centros como Berlim, Hamburgo e Bremen. Trata-se de uma das maiores ações coordenadas do setor de transporte local nos últimos anos.

O sindicato reivindica jornadas mais curtas, intervalos de descanso maiores e remuneração adicional para turnos noturnos e de fim de semana. As demandas ocorrem em um momento de forte restrição orçamentária nos municípios, que alegam dificuldades financeiras para atender às exigências.

Em cidades como Stuttgart, Karlsruhe e Freiburg, os serviços ficaram totalmente suspensos ao longo do dia, de acordo com representantes sindicais. O impacto foi ampliado pelo frio intenso: em grande parte do país, as temperaturas ficaram abaixo de zero, obrigando passageiros a buscar alternativas de deslocamento.

Leia também: Custo logístico no Brasil supera o dos EUA e trava a competitividade da economia

A Deutsche Bahn informou, no entanto, que os trens urbanos do sistema S-Bahn em cidades como Berlim, Hamburgo, Munique e Stuttgart, além das rotas de longa distância, operaram normalmente, já que seus funcionários não são representados pelo Verdi.

O clima das negociações tem sido descrito como tenso. Lideranças sindicais acusam os municípios de tentar reduzir benefícios e ampliar as jornadas de trabalho. Em Berlim, negociadores do Verdi afirmaram que as empresas propuseram que os próprios trabalhadores financiem melhorias, abrindo mão de direitos como pagamento por licença médica e horários flexíveis.

A próxima rodada de negociações está marcada para 9 de fevereiro.

(*com informações da Reuters)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;