Isso é o que normalmente acontece com as ações após períodos de alta volatilidade
Publicado 29/04/2025 • 17:18 | Atualizado há 1 uma semana
Alumínio trava nos EUA: tarifas impostas por Trump não conquistam a indústria; entenda
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Ações da Lyft sobem com aumento da recompra da empresa para US$ 750 milhões
Ações da Pinterest sobem 15% com projeções melhores que as esperadas
Com ganhos astronômicos, Palantir está entre as 10 empresas de tecnologia mais valiosas dos EUA
Publicado 29/04/2025 • 17:18 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Operadores trabalham durante o pregão da Bolsa de Valores de Nova York, na cidade de Nova York, em 11 de abril de 2025. As atuais negociações comerciais dos Estados Unidos "são muito diferentes daquelas do primeiro mandato" do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou.
USA - EUA/TRUMP/TARIFAS/BOLSA/NY - INTERNACIONAL - Operadores trabalham durante o pregão da Bolsa de Valores de Nova York, na cidade de Nova York, nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025. As atuais negociações comerciais dos Estados Unidos "são muito diferentes daquelas do primeiro mandato" do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou o Foto: RICHARD DREW/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Períodos de extrema volatilidade no mercado de ações podem ser dolorosos para os investidores — mas esses períodos geralmente são seguidos por fortes retornos das ações, se a história servir de guia, de acordo com analistas de mercado.
Nesse sentido, muitos investidores seriam sensatos em não vender ações — e talvez até devessem comprar mais, disseram analistas.
Leia mais:
O índice VIX, também conhecido como medidor de medo de Wall Street, mede a estimativa do mercado sobre a volatilidade esperada no índice de ações S&P 500.
Quando o VIX atinge um nível acima de 40 — indicando volatilidade “significativa” — o S&P 500 subiu 30% um ano depois, em média, de acordo com uma análise do mercado do Wells Fargo Investment Institute de janeiro de 1990 a 16 de abril de 2025.
As chances de retornos das ações serem positivos 12 meses depois também estavam acima de 90% durante esses períodos, constatou a análise.
Em outras palavras, a volatilidade cria uma “oportunidade potencial”, escreveu Edward Lee, analista de estratégia de investimentos do Wells Fargo, na análise de segunda-feira (28).
“A preocupação é normal, mas a história nos ensinou que períodos de maior volatilidade historicamente levaram a retornos mais altos”, escreveu Lee.
Então, por que há uma probabilidade maior de retornos positivos e maiores para as ações em relação a períodos de menor volatilidade?
A volatilidade “tende a coincidir com períodos de grandes perdas e pânico dos investidores, os quais levam a maiores probabilidades de sucesso nos investimentos nos próximos 12 meses”, escreveu Lee em um e-mail.
A volatilidade das ações disparou no início de abril, depois que o presidente Donald Trump anunciou tarifas inesperadamente altas específicas para cada país, e o S&P 500 caiu quase 11% em dois dias.
O VIX atingiu cerca de 53 pontos, um dos melhores fechamentos de 1% para esse índice na história, escreveu Callie Cox, estrategista-chefe de mercado da Ritholtz Wealth Management, na semana passada.
Mas baixas expectativas frequentemente levam a “rallys de alívio”, quando as pessoas voltam a investir em ações porque as notícias iniciais não foram tão ruins quanto esperavam, escreveu Cox.
Por exemplo, desde 1990, cerca de metade das 14 quedas de 10% ou mais do S&P 500 terminaram dentro de uma semana do maior fechamento do VIX, e três terminaram no dia do seu maior fechamento, escreveu Cox.
Essas quedas geralmente são “em forma de V”, o que significa que há uma queda acentuada e depois uma rápida recuperação, disse ela em entrevista à CNBC.
No entanto, as coisas podem ser diferentes desta vez, disse ela.
“Ainda estamos tentando descobrir onde está o novo centro de gravidade” da política comercial, disse Cox.
“A parte das notícias inesperadas da liquidação provavelmente já passou, e se você é um investidor de longo prazo, agora provavelmente é a hora de começar a comprar”, disse Cox. “Mas não se pode esperar que este seja o fundo da liquidação. E a história nem sempre é verdade.”
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Bow-e aposta em modelo por assinatura para democratizar o acesso à energia renovável
Acordo de Trump com o Reino Unido envia uma mensagem clara: tarifas de 10% vieram para ficar
Frank Abagnale, o golpista que virou referência em segurança, participa de brincadeira no SAS Innovate 2025
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Trump sugere reduzir tarifa sobre produtos chineses para 80% antes de negociações entre EUA e China