Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia baleado durante discurso
Publicado 11/08/2025 • 07:59 | Atualizado há 6 meses
Canadá descarta acordo de livre comércio com a China após ameaça de tarifas de Trump
Conheça a startup de vídeos com IA que atraiu Nvidia e Alphabet e alcançou avaliação de US$ 4 bilhões
Relação entre Europa e EUA vive pior fase desde criação da Otan, diz ex-chefe da UE
Assassinato de Alex Pretti: CEOs de Minnesota pedem “desescalada imediata”
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Publicado 11/08/2025 • 07:59 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Wikicommons
O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) após mais de dois meses internado em decorrência de um atentado sofrido em 7 de junho. Na ocasião, ele discursava em um evento de rua em Bogotá quando foi atingido por três tiros — dois na cabeça e um na coxa esquerda.
O ataque aconteceu a nove meses das eleições presidenciais colombianas, previstas para março de 2026, em um cenário de intensificação de atos políticos pelo país.
Uribe era considerado um dos nomes mais competitivos na corrida presidencial e integrava o partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe — sem parentesco entre eles.
Após o atentado, foi levado ao hospital Fundação Santa Fé de Bogotá em estado crítico. Chegou a apresentar melhora parcial, mas voltou a ter quadro grave no sábado (9) devido a uma hemorragia no sistema nervoso central, passando por cirurgia de emergência. Não resistiu às complicações.
Nascido em Bogotá em 1986, Miguel Uribe Turbay era neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e assassinada em 1991 pelo Cartel de Medellín durante uma tentativa de resgate. Após a morte da mãe, foi criado pelo pai, Miguel Uribe Londoño, e pela avó, Nydia Quintero.
Formado em Direito, fez mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de los Andes e em Administração Pública na Escola de Governo de Harvard, nos Estados Unidos.
Uribe iniciou a carreira política aos 26 anos como vereador de Bogotá pelo Partido Liberal Colombiano, chegando à presidência do Conselho Municipal. Em 2016, foi secretário de Governo da capital, indicado pelo então prefeito Enrique Peñalosa.
Em 2018, foi reconhecido pela organização internacional One Young World como um dos 10 jovens políticos mais influentes do mundo.
Disputou a Prefeitura de Bogotá em 2019, mas não foi eleito. Em 2022, foi o candidato mais votado ao Senado, com 226.922 votos, liderando a chapa do Centro Democrático.
A morte de Miguel Uribe gerou manifestações de pesar entre lideranças políticas colombianas. Ex-presidentes Álvaro Uribe e Iván Duque se pronunciaram nas redes sociais, lamentando a violência política no país.
No Instagram, Maria Claudia Tarazona publicou um texto emocionado junto a uma foto do casal, descrevendo o marido como “o amor da minha vida” e agradecendo pelos anos vividos juntos.
“Espere por mim, que quando cumprir minha promessa com nossos filhos, irei te buscar e teremos nossa segunda oportunidade. Descanse em paz, amor da minha vida, eu cuidarei dos nossos filhos”, escreveu.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
3
Índia entra em alerta com surto do vírus Nipah e dezenas em quarentena
4
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
5
Jaques Wagner pediu emprego para Mantega no Master após mercado rejeitar ex-ministro da Fazenda para a Vale