Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Musk vai discutir cortes no governo dos EUA com deputados republicanos
Publicado 27/11/2024 • 22:49 | Atualizado há 11 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 27/11/2024 • 22:49 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Elon Musk.
Foto: Wikimedia Commons
Elon Musk e Vivek Ramaswamy se reunirão com líderes republicanos no Capitólio no dia 5 de dezembro para debater uma proposta de reforma governamental. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, do Partido Republicano.
Elon Musk, conhecido como o homem mais rico do mundo, é CEO da SpaceX, Tesla e da plataforma de mídia social X. Vivek Ramaswamy, ex-candidato republicano à presidência, é um empresário do setor de biotecnologia. Ambos têm como objetivo central promover cortes significativos no governo e redefinir o papel das agências federais nos Estados Unidos.
De acordo com Johnson, o encontro abordará “ideias de reformas importantes para reduzir regulamentações, diminuir estruturas administrativas e gerar economia de custos”. A reunião reforça a seriedade com que os republicanos no Congresso estão tratando a iniciativa liderada por Musk e Ramaswamy.
Os empresários foram indicados pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como co-presidentes de uma nova comissão externa chamada Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês). A função principal desse painel consultivo será assessorar o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca, responsável pela proposta anual de orçamento do presidente ao Congresso.
Entre as propostas defendidas por Musk e Ramaswamy estão cortes substanciais na força de trabalho federal e o fechamento de agências e órgãos reguladores. Em um artigo publicado recentemente, eles também sugeriram eliminar despesas que não tenham sido previamente autorizadas pelo Congresso e retirar financiamento de programas como a Corporação de Radiodifusão Pública, organizações internacionais e a clínica de saúde feminina Planned Parenthood.
Além disso, Musk sugeriu nesta quarta-feira (27) que o governo deveria “extinguir” o Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor, uma agência independente. No entanto, a maioria dessas mudanças depende da aprovação do Congresso, uma vez que é a Câmara que controla os fundos destinados às agências federais.
Embora o apoio republicano no Congresso esteja crescendo, a viabilidade de muitas dessas propostas enfrenta obstáculos significativos. A margem de maioria republicana é estreita, e os resultados finais de algumas disputas eleitorais ainda não foram confirmados.
Outro desafio está na ampla distribuição da força de trabalho federal pelos 435 distritos eleitorais do país. Qualquer medida que ameace empregos federais em um distrito provavelmente enfrentará resistência dos representantes daquela região no Congresso.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
2
Brasil é o segundo maior destino de investimento estrangeiro direto do mundo em 2025
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Governo anuncia dois leilões para garantir estabilidade elétrica e evitar apagões como o de terça-feira
5
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços