Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Onda de frio intensa paralisa transportes e provoca mortes em países da Europa
Publicado 06/01/2026 • 22:29 | Atualizado há 1 dia
Publicado 06/01/2026 • 22:29 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
OLI SCARFF/AFP
Uma mulher passeia com seu cachorro ao lado de uma placa que alerta os motoristas sobre as condições de neve na cidade de Glossop, Derbyshire, norte da Inglaterra, em 6 de janeiro de 2026, após uma leve nevasca que cobriu a região durante a noite.
Uma intensa onda de frio continua provocando cancelamentos de voos, paralisação de trens, bloqueio de estradas e mortes em diversos países da Europa, com previsão de agravamento das condições climáticas nos próximos dias.
Autoridades alertam para novas nevascas, formação de gelo e temperaturas negativas extremas, ampliando o impacto sobre sistemas de transporte e serviços essenciais em várias regiões do continente.
Leia mais:
Governo de SP cria gabinete para monitorar impacto das chuvas; entenda
Aumento de consumo e pouca chuva: São Paulo registra recorde de captação de água em 2025
Na França, o ministro dos Transportes, Philippe Tabarot, informou que as companhias aéreas foram orientadas a cancelar ao menos 40% dos voos no aeroporto Charles de Gaulle e 25% no Orly nesta terça-feira (6), devido à previsão de nova nevasca. O transporte público na região de Paris também deve sofrer restrições.
Nos Países Baixos, a companhia aérea KLM cancelou preventivamente 600 voos, após já ter suspendido outros 400 no dia anterior, para evitar superlotação no aeroporto de Schiphol, um dos principais hubs da Europa. As autoridades recomendaram que passageiros evitem o terminal.
“Há anos não enfrentávamos condições climáticas tão extremas”, afirmou a porta-voz da KLM, Anoesjka Aspeslagh.
O transporte ferroviário também foi afetado. Nos Países Baixos, todos os serviços domésticos chegaram a ser suspensos após uma falha de TI agravada pelas condições climáticas. Embora parte das operações tenha sido retomada, persistem problemas na região de Amsterdã, com cancelamentos e atrasos do Eurostar para Paris.
Na França, as estradas começaram a ser liberadas gradualmente após acidentes graves causados pelo gelo. Pelo menos cinco pessoas morreram no país, segundo a emissora BFMTV. Na região de Paris, os congestionamentos chegaram a 1.000 quilômetros na noite de segunda-feira.
Na Alemanha, os termômetros marcaram abaixo de -10°C no sul e no leste do país, com grande parte do território coberto de neve.
No Reino Unido, a madrugada registrou -12,5°C em Norfolk, a noite mais fria do inverno até agora, segundo o serviço meteorológico local.
Leia mais:
Onda de calor pressiona energia, preços e produtividade; veja onde o impacto aparece primeiro
Estiagem e onda de calor fazem consumo de água disparar 60% em SP
A onda de frio também causou impactos severos nos Bálcãs. Na Bósnia e Herzegovina, uma mulher morreu em Sarajevo após ser atingida por uma árvore sobrecarregada de neve. A cidade registrou acúmulo de até 40 centímetros de neve, o que provocou o cancelamento de voos e bloqueio de estradas.
Outros países, como Espanha, Áustria, Hungria, Sérvia e Montenegro, também enfrentam estradas intransitáveis, evacuações, cortes de energia e alertas meteorológicos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
2
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
3
Executivo do Grupo Corona é encontrado morto no México
4
Brasil registra alta expressiva na chegada de chineses e mira recordes para 2026
5
Venezuela lidera ranking do petróleo; veja os 10 países com mais reservas